Inadimplência: 20% dos consumidores com cartão de crédito estão endividados

Levantamento do IBOPE Inteligência mostra que o endividamento é maior entre brasileiros de classe média

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, 20% dos brasileiros que possuem cartões de crédito estão endividados. Essas dívidas se configuram no crédito rotativo, no parcelamento da fatura ou na inadimplência.

Ainda segundo os dados do levantamento, a inadimplência é maior entre consumidores de classe média. Enquanto 24% dos brasileiros da classe C estão com dívidas referentes aos seus cartões de crédito, apenas 9% dos consumidores de classe A não pagaram o que devem.

O Ibope informou que o nível de endividamento é baseado no não pagamento da última parcela do cartão.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Inadimplência

De acordo com o diretor de marketing de cartões do Itaú, Fernando Chacon, a inadimplência nos cartões de crédito tem sua causa relacionada à crise financeira que atingiu as economias de todo o mundo em 2008.

“A crise causou problemas de liquidez no crédito nacional, e com isso, os juros aumentaram e os prazos para o pagamento de empréstimos diminuíram. Porém, não houve alterações nos cartões de crédito, o que fez com que mais brasileiros utilizassem o plástico para driblar o aperto do crédito”, explicou recentemente, durante coletiva de divulgação de dados do setor.

Ainda segundo Chacon, como os consumidores nacionais passaram a utilizar mais o cartão após o agravamento da crise, que aconteceu em setembro deste ano, é bem provável que os reflexos desse uso apareçam mais fortemente em 2009, o que deve aumentar a inadimplência no próximo ano.

Continua depois da publicidade

“Neste ano ainda tivermos um cenário bastante positivo. Uma pesquisa da Itaucard mostrou que, enquanto em 2006 os atrasos no pagamento da fatura eram de 7,6%, no mesmo período de 2008 esse número caia para 4,6%. Porém, vemos, sim, uma deterioração da inadimplência para 2009”.

O executivo, porém, acredita que em 2010 a situação já estará recuperada. “Para 2009 esperamos maior inadimplência, mas temos uma previsão bastante otimista já para 2010”.