Crédito ao consumidor apresentou em novembro maior alta mensal do ano

Dado é de sondagem preliminar realizada pela Febraban, que mostrou avanço de 1,9% do crédito à pessoa física

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O crédito à pessoa física apresentou crescimento de 1,9% em novembro, o maior avanço mensal deste ano, segundo sondagem preliminar da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgada nesta quarta-feira (22).

De acordo com os dados, o crédito à pessoa física cresceu no mês puxado pelas operações de cartão e de empréstimo pessoal.

Na comparação entre novembro de 2009 e de 2010, o crédito à pessoa física apresenta crescimento de 17,8%.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Novos empréstimos
Em relação às novas concessões, deve haver 4,2% de expansão para as pessoas físicas, com destaque para crédito pessoal e financiamento de veículos.

O comportamento das concessões, no entanto, sofre influência do efeito sazonal. Se excluído este fator, o avanço da média diária de novas concessões seria de apenas 0,01% para as pessoas físicas.

No que diz respeito a juros e spreads, é esperado um movimento semelhante ao de outubro, com estabilidade ou pequeno aumento. A inadimplência deve repetir ou ficar muito próxima da do mês anterior, de 6% entre os consumidores.

Continua depois da publicidade

“Vale lembrar que as medidas macroprudenciais do BC, que tendem a pressionar as taxas de juros, foram adotadas em dezembro e não têm influência sobre os números do BC de novembro”, diz a Febraban na sondagem.