Por que o Ibovespa alcançou as máximas históricas nessa semana?

O Ibovespa alcançou nessa quinta-feira sua máxima histórica tanto no intraday, aos 131.259 pontos, quanto no fechamento, aos 130.842 pontos.

A alta sucedeu a euforia vista nos mercados após o anúncio do Fed. Apesar do BC americano ter mantido a taxa inalterada, as autoridades, principalmente o presidente Jerome Powell, sinalizaram cortes de juros para o próximo ano.

“Quarta foi o dia do pivô do Fed, de mudança de discurso. Sinalizou que o ciclo de altas terminou e sinalizou um de cortes. Mercado já aposta em baixas para março”, explica Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.  

A perspectiva de recuo dos juros nos EUA cria um fluxo de capital para as Bolsas, com investidores deixando a renda fixa americana para aportarem em ações. Países emergentes, como o Brasil, surfam ainda mais na onda, com o aumento do apetite a risco.

O movimento do Fed chegou a minimizar a decisão do Banco Central do Brasil. Apesar de a instituição brasileira ter sido mais dura no seu anúncio, mostrando que não deve acelerar o corte das taxas, o anúncio foi ofuscado pela notícia vinda dos EUA.

Acompanhe o movimento da Bolsa ao Vivo no InfoMoney!