Congresso vai impor dois desafios ao próximo presidente, afirma cientista político

"Custo de aprendizado" de novos parlamentares e "fragmentação" de partidos e causas poderão retardar soluções políticas urgentes, como a questão fiscal, na visão de Alberto Almeida, convidado do programa Upside

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO – Quem quer que seja eleito vai lidar com dois problemas claros em relação ao Congresso. A avaliação é do cientista político Alberto Almeida, que participou ontem (9) do programa Upside, com apresentação de Shin Lai, analista de investimentos da Upside Investor.

De acordo com Almeida, o primeiro problema é o “custo de aprendizado” — um preço da renovação de parlamentares — , já que tem muita gente que foi eleita e “não sabe nada” sobre o funcionamento nem da Câmara nem do Senado.

O segundo diz respeito à “fragmentação” de partidos e causas, que, no Senado, aumentou muito e, na Câmara, chega a ser “a maior do mundo”, de acordo com o especialista.

Continua depois da publicidade

Isso tudo, lembra ele, diante da “pressa” do Brasil para realizar reformas importantes. “A gente tem um buraco fiscal imenso, de solução politicamente complicada”, ressaltou.

Ao mesmo tempo, Almeida afirma que o próximo governo terá de lidar com duas agendas importantes: cortes de gastos e aumento de impostos.

Veja a análise completa no programa Upside.

Para assinar os relatórios Super Combo Upside — que, agora, contemplam também fundos imobiliários, clique aqui.