Case de sucesso na Bolsa chilena pode inspirar investidor brasileiro

Analista Carlos Herrera mostrou no programa 30 Minutos para se Aposentar com Ações uma estratégia que, em 15 anos, multiplicaria patrimônio investido em ações por 46 vezes, contra duas vezes da renda fixa

Tarcisio Alves

Publicidade

SÃO PAULO — Em meados dos anos 1990, o Chile vivia uma situação parecida com o Brasil de agora. Havia grande expectativa no mercado quanto à linha econômica a ser adotada pelo próximo presidente e, por isso, a maioria das pessoas se agarrava a investimentos em renda fixa.

O fato é que quem investiu em ações na Bolsa chilena de 1995 a 2010 poderia ter multiplicado o patrimônio por 46, enquanto a renda fixa permitiu ao investidor apenas dobrar o valor investido no mesmo período.

Quem trouxe esse case à tona foi o analista chileno Carlos Herrera, estrategista da Condor Insider, que participou de uma edição especial do programa 30 Minutos para se Aposentar com Ações, com apresentação do especialista da XP Investimentos Marco Saravalle, na InfoMoney TV.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Herrera acredita que algo parecido — ou até maior — poderá acontecer na Bolsa brasileira nos próximos anos. Com base nesse estudo de caso, ele, inclusive, desenvolveu uma estratégia que une a aplicação em ações de empresas boas pagadoras de dividendos (as chamadas vacas leiteiras) e, também, em ativos de companhias em situações especiais (que tenham algum problema ou estejam em situação de risco).

O objetivo é a geração de patrimônio no longo prazo, o que vai de encontro ao propósito do programa de Saravalle. “O espaço para milionários, como Luiz Barsi (megainvestidor em Bolsa), está aberto no Brasil”, destacou Herrera.

Para conferir a conversa completa entre Saravalle e Herrera — e entender melhor as oportunidades que a Bolsa brasileira reserva —, assista abaixo ao programa 30 Minutos para se Aposentar com Ações.

Continua depois da publicidade