Coffee Stocks

Visão quantimentalista: nada contra CEOs, mas prefiro conversar com os dados

James Gulbrandsen, da NCH Capital, conta como usa os números para filtrar vieses e como conseguiu se esquivar da crise do coronavírus.

Aqui no Stock Pickers você já ouviu falar sobre fundos fundamentalistas (que analisam as empresas com foco em seus fundamentos financeiros, contábeis e de negócio) e quantitativos, que tomam decisões olhando muito mais para dados e estatísticas. 

Nas edições desta semana do Coffee & Stocks, um outro termo surgiu algumas vezes: quantimentalista, que, obviamente, é a junção dos termos quantitatitvo e fundamentalista. O americano-brasileiro James Gulbrandsen, da NCH Capital, é um dos pioneiros do quantimentalismo no país e explicou o que esse termo significa no seu fundo long only, o Maracanã.

“O sistema quant é baseado no ciclo de lucratividade de cada empresa. As 15 a 18 empresas que entram são as que os nossos sistemas apontam estar no melhor ciclo de lucratividade”, disse.

PUBLICIDADE

Quando Gulbrandsen diz “sistema quant” ele está falando sobre os dados e a análise deles. Em outras palavras, os dados revelam como estão os fundamentos das empresas e se ela está em um ciclo positivo de lucratividade ou não. Só aí vem o investimento. 

Ao contrário de muitos gestores que você já viu por aqui, Gulbrandsen não é um adepto das visitas e conversas com CEOs, CFOs, e diretorias das empresas de investe: “faz uns quatro anos que eu não falo com um gestor”, diz.

“Não tenho nada contra CEOs, mas conversas de gestores [das empresas] têm sempre vieses”, afirma. “Eu acredito nos dados e nos fundamentos. Não é que eu desconfie dos CEOs, mas eu nunca conheci um que não me falasse que o ano que vem vai ser pior que esse ano. Acreditamos que os dados e os números indicam muito mais a tendência fundamentalista de uma empresa que o papo de um gestor de empresa”, completa.

Carteira 

As maiores posições do fundo hoje são AES Tietê, B3, Weg, BB Seguridade, EZTec, M. Dias Branco, Raia Drogasil, CCR, Copasa, Multiplan e Banco Pan. Com rentabilidade de +9,04% em 2020, contra cerca de -19,05% do Ibovespa, Gulbrandsen também explicou como e porque o Maracanã conseguiu se esquivar da crise do coronavírus na Bolsa. Para entender, é só assistir abaixo: