Coffee & Stocks

Velozes e cautelosos: a estratégia da Gauss para ficar entre os melhores multimercados

Fabio Okumura explicou o que fez para que o Gauss Advisory FIM terminasse o primeiro semestre entre os melhores multimercados

No Coffee & Stocks desta terça-feira, Fabio Okumura, gestor do multimercado Gauss Advisory, explicou o que fez para que o fundo terminasse o primeiro semestre entre os melhores multimercados de 2020. Após ter entrado na crise mais otimista do que a média do mercado, Okumura – gestor com mais de 30 anos de experiência no mercado – contou que velocidade e cautela têm sido duas características fundamentais para o fundo alcançar o retorno positivo de 9% no ano.

Velocidade

Em relação à velocidade, Okumura alterou drasticamente a carteira do Gauss quando percebeu que a crise poderia ser pior que o esperado. “Na segunda e terça-feira de Carnaval nós ainda pensávamos que a queda das bolsas internacionais poderia ser uma oportunidade de compra e, inclusive, compramos. Mas, na quarta-feira percebemos que a crise poderia ser pior e reduzimos drasticamente as posições para um quarto do que tínhamos […] Somente quando o vírus chegou na Itália que o mercado se deu conta do problema”, disse o gestor.

Cautela

Diante da mudança de cenário e desmanche de posições, o fundo optou por ser cauteloso e diversificou a carteira em ativos que poderiam reagir melhor ao cenário de crise, como o ouro – posição que já estava na carteira havia dois anos e foi aumentada – e nas NTN-Bs (títulos públicos atrelados à inflação) com vencimentos curtos, que passaram por um movimento de venda desesperada pelo mercado no meio da crise. “O mercado achava que o Brasil teria uma deflação muito alta naquele momento […] A NTN-B chegou a negociar com prêmio de 6,5% ao ano no pior momento”, relembrou Okumura.

PUBLICIDADE

Sobre a velocidade e diversificação que o fundo persegue, Okumura disse que o Gauss se parece muito com uma tesouraria de banco: “Na hora que essas coisas acontecem, nós não precisamos chamar um comitê para discutir o que fazer. Temos um especialista para cada ativo que nós operamos [renda fixa, câmbio, ações, commodities]. Essa especialização em cada mercado ajudou bastante.”

Carteira

O Gauss continua diversificado. Hoje, a carteira está comprada em crédito privado, ouro, ações e renda fixa. “Em relação ao crédito, se tivermos algum problema, é possível receber juros como credor. Em ações, se tivermos crescimento, conseguimos acompanhar. Em ouro, nos protegemos contra a inflação. E renda fixa protege nossa parcela de ações”.

Confira a Live completa clicando na imagem abaixo.

O Coffee & Stocks é transmitido todo dia útil ao vivo às 7:15 da manhã no Instagram do Stock Pickers. Ele é apresentado pelo co-criador do Stock Pickers, Thiago Salomão