Superciclo de commodities à vista? Para Duda Rocha, da Occam, sim

Gestor da Occam explicou, por meio de analogias futebolísticas, como mexeu na carteira.

Equipe Stock Pickers

Publicidade

De olho em um superciclo das commodities, Carlos Eduardo Rocha, o Duda, da Occam, contou hoje, no Coffee & Stocks, que continua focado em qualidade e tecnologia, mas abriu espaço na carteira para ativos como a Vale (VALE3), que podem se favorecer com um ciclo de alta nos preços do minério. Perderam espaço bolsa americana e posição tomada (que ganha com a alta) em juros.

Como sempre, Duda fez uma analogia futebolística para explicar como a Vale ganhou importância na carteira. Segundo o gestor, o papel foi de zaga para o ataque, como Júnior no Flamengo dos anos 1980/90 e Daniel Alves no São Paulo atual.

“China está crescendo muito forte, o que deve puxar commodities. Isso fez com que a gente voltasse pra commodities. Já se fala em superciclo e quem viveu 2002 viu isso, um movimento que impulsionou enormemente a economia brasileira”, comentou Duda.

Continua depois da publicidade

Apesar do bom retorno nesse ano turbulento (o Occam Retorno Absoluto: aprox. 7,5% vs 2,6% CDI), em Novembro, o fundo ficou um pouco pra trás, mas, para Duda, mesmo com o cenário atual de rotation (“troca de ativos de crescimento por valor”), que deve continuar por mais um tempo, não é só porque um ativo caiu que você deve comprá-lo.

Quer receber a Newsletter do Stock Pickers? Preencha o campo abaixo com seu nome e seu melhor email

“Acredito que essa rotação vai continuar. Agora, vale a pena você fazer uma rotação para um ativo que caiu muito? Não necessariamente: investir não é sobre comprar o que caiu, mas sim comprar o que tem potencial de valorização. Ou seja, se não tem qualidade nem tecnologia, não tem por que investir”, afirmou Duda no Coffee & Stocks dessa segunda-feira.

Com a sinalização de que o governo irá respeitar o fiscal, os gringos entraram com tudo na bolsa nas últimas semanas, Duda aproveitou para reduzir a parcela tomada em juros e aumentar exposição de bolsa brasileira em relação a bolsas globais.

A Occam, que já chegou a ter mais de 50% da posição em ações em bolsa internacional, hoje tem mais de 50% da posição em ações em bolsa brasileira. O Occam Retorno Absoluto Advisory teve uma reabertura pontual nas plataformas da XP e deve durar só essa mais essa semana.

Como não poderia faltar, perguntamos uma “aposta” do Duda para 2021, mas ele preferiu dar duas. Uma você já sabe (VALE3). A outra você pode conferir ao final do vídeo acima!