Coffee & Stocks

Quer encontrar a próxima Magalu? Mantenha a mente aberta

Carolina Ujikawa, chefe da área de análise do fundo Mauá Ações, contou como tem sido importante ter mente aberta para identificar oportunidades na bolsa.

Gostar de analisar números, ter curiosidade e ser um eterno desconfiado são características essenciais para o sucesso de um stock picker. Mas de nada adianta ter essas qualidades se faltar outra: mente aberta para conhecer novas oportunidades. Para Carolina Ujikawa, chefe de análise do Mauá Ações e stock picker há mais de 15 anos, “não podemos ter cabeça fechada e achar que as empresas sempre vão ser como são. As empresas mudam.”

No Coffee & Stocks desta quarta-feira, Carol falou de mente aberta, Magazine Luiza, Via Varejo e JBS.

Mente aberta

O que as três empresas têm em comum é o fato de todas elas terem se transformado ao longo dos anos. E mais do que isso: todas elas passaram por maus bocados na bolsa por conta não só de erros cometidos no passado, mas também pelo ceticismo que o mercado tinha com elas.

PUBLICIDADE

Quem fechou os olhos para as mudanças que as três emplacaram nos últimos anos, certamente se arrepende. De janeiro de 2019 até o fechamento de ontem (30): Magalu sobe 220%, Via Varejo +250% e JBS +87%, enquanto o Ibovespa avançou ‘meros’ 8%.

Apesar da transformação que tem passado com a entrada de uma gestão mais comprometida e consciente dos problemas que a empresa enfrentava, a Via Varejo ocupa uma posição intermediária dentro da carteira do Mauá. Por outro lado, Magazine Luiza está entre as maiores posições do fundo há algum tempo.

“A consistência tem valor”

“O mercado prefere pagar mais caro por algo que tem crescimento e está entregando resultados consistentes há alguns anos. A consistência tem valor.”, disse Ujikawa respondendo para um espectador que perguntou sobre a possibilidade de Magalu estar cara.

Quando Carol disse que JBS é também uma das posições da carteira, a primeira pergunta que surgiu foi sobre o envolvimento que a empresa teve no passado em casos de corrupção.

E sobre isso, Carol foi bem direta ao ponto: “Ela nunca será a maior posição do fundo, justamente pelo envolvimento que ela teve no passado. Mas a empresa mudou e não é mais a mesma. A família Batista se afastou da companhia.” Divulgaremos no Telegram do Stock Pickers, um vídeo completo da Carol comentando a sua tese investimentos em JBS. Clique aqui para fazer parte do grupo. O preço para entrar no grupo é o mesmo de ler essa matéria.

Se você quer entender um pouco mais sobre as mudanças que essas três empresas passaram e por que a Carol acredita que as boas empresas vão ficar ainda mais fortes após a crise, não deixe de conferir a Live completa clicando na imagem abaixo.

PUBLICIDADE

O Coffee & Stocks é transmitido todo dia útil ao vivo às 7:15 da manhã no Instagram do Stock Pickers. Ele é apresentado pelo co-criador do Stock Pickers, Thiago Salomão