Petrobras (PETR4): uma boa ação para comprar, mesmo com eleições e sem privatização

Paolo Di Sora, sócio-fundador e CIO da RPS, e André Lion, sócio, CIO e gestor de ações da Ibiuna, falaram sobre o assunto no episódio 146 do Stock Pickers

Equipe Stock Pickers

Fachada da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro (FOTO ANDRÉ MOTTA DE SOUZA/AGÊNCIA PETROBRAS)

Publicidade

No dia 11 de maio, o presidente Jair Bolsonaro (PL) alterou o comando do Ministério de Minas e Energia, substituindo Bento Albuquerque por Adolfo Sachsida. Um dia após assumir a pasta, Sachsida foi à sede do Ministério da Economia, em Brasília, e entregou ao ministro Paulo Guedes um pedido para serem feitos estudos para a privatização da Petrobras (PETR3;PETR4).

Na esteira da recente aprovação da capitalização da Eletrobras (ELET3;ELET6), especialistas do mercado acreditam que a desestatização da Petrobras é uma realidade em caso de reeleição de Bolsonaro. “A Petrobras tem zero da privatização precificada e se o Bolsonaro ganha e privatiza, a ação explode”, afirmou André Lion, sócio, CIO e gestor de ações da Ibiuna Investimentos, no episódio 146 do Stock Pickers.

Paolo Di Sora, sócio-fundador e CIO da RPS Capital, também concorda com essa visão. Segundo ele, o risco-retorno da estatal está muito atraente e uma possível privatização com a vitória e Bolsonaro é realidade. “Há um upside desproporcional se a privatização acontecer”, disse Sora no episódio 146 do Stock Pickers.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, ambos os especialistas ressaltam que a Petrobras continua muito atrativa em casa de uma vitória do ex-presidente Lula (PT). Para eles, mesmo sem a privatização, a estatal está muito descontada, paga bons dividendos e está mais protegida de intervenções, mesmo com as diversas trocas em seu comando.

“Hoje me parece ‘no brainer’ comprar Petrobras, tanto que é uma das nossas maiores posições”, diz Lion, da Ibiuna. “É um momento de oportunidade incrível para comprar Petrobras”, concorda Sora, da RPS.

Para eles, a estatal não está tão atrelada a cotação do petróleo, como as outras empresas menores do setor na Bolsa brasileira. Então, mesmo que a commodity caia no longo prazo, a empresa deve continuar performando bem, o que não é o caso de PetroRio (PRIO3), 3R Petroleum (RRRP3) e PetroRoncavo (RECV3). “Nas juniores temos uma visão mais cautelosa. Então, temos posições pequenas e com targets de preço bem definidos”, afirma o CIO da Ibiuna Investimentos.

Continua depois da publicidade

“A tendência é o petróleo baixar no longo prazo e elas ainda têm risco de execução. Então, o desconto de valuation delas é muito grande. Mas temos um pouco de PetroRoncavo, pois no relativo os riscos dela são menores”, pontua o sócio-fundador e CIO da RPS Capital.

Estratégias dos fundos

Além da exposição em Petrobras, Sora contou no Stock Pickers que a RPS possui short em Tesla (TSLA34) e nos setores de housing e semi-condutores dos EUA, via índices. Para ele, a capacidade de pagar hipoteca por lá está muito apertada e o setor de tecnologia pode sofrer muito com uma possível recessão da maior economia do mundo. “O cenário pode ficar muito complicado nos próximos 24 meses”, afirmou o CIO no episódio 146.

Além disso, Sora ressaltou que a RPS possui uma posição em Sabesp (SBSP3). Para ele, uma possível eleição de Tarcísio Freitas (Republicanos) no estado de São Paulo pode impulsionar o ativo. “A Sabesp não tem nada no preço da privatização e se o Tarcísio for eleito tem chance de privatização. É um tiro longo, mas o estado é muito conservador e acredito que ele tem chance de ganhar força”, ressaltou ele.

Continua depois da publicidade

Na Ibiuna, Lion conta que possui também posições em Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4), Omega Energia (MEGA3), Auren Energia (AURE3) e Itaú (ITUB4). “Tem ativos baratos com muito upside na bolsa, mas essa coisa que está tudo barato como nós nunca vimos, tem que tomar cuidado”, afirma o CIO e gestor de ações.

Para mais detalhes sobre a visão do CIOs e as estratégias da RPS Capital e da Ibiuna Investimentos, confira o episódio 146 do Stock Pickers.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.