Bolsonaro muda comando do Ministério de Minas e Energia; sai Bento Albuquerque e entra Adolfo Sachsida

A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, ligada à pasta.

Equipe InfoMoney

(Rovena Rosa/Agência Brasil)

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro realizou a troca do comando do Ministério de Minas e Energia nesta quarta-feira (11). Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado, a pedido, sendo substituído por Adolfo Sachsida. As informações estão na edição desta quarta do “Diário Oficial da União (DOU)”.

A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras (PETR3;PETR4), ligada à pasta.

Em live na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro comparou a estatal a outras petrolíferas para pressionar uma redução do lucro da brasileira.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o presidente, a Petrobras “tem gula enorme” e “tem gordura” para “adotar responsabilidade” e não subir o preço dos combustíveis no País. “Vocês têm lucro de 30%. Dá para resolver isso aí”, apelou o presidente ao presidente da empresa, José Mauro Ferreira Coelho, aos diretores da empresa e também ao então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. “Quando é empresa pública ou sociedade de economia mista, deve ter função social. ”

“Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil, não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir. Vocês têm lucro, têm gordura e têm o papel social da Petrobras definido na Constituição”, disse.

Já nesta semana, a Petrobras anunciou a elevação em 8,87% do preço do diesel para as distribuidoras. O valor médio do litro vendido pela petroleira passou de R$ 4,51 para R$ 4,91.

Continua depois da publicidade

Adolfo Sachsida é economista e acompanha Bolsonaro desde 2018

Quem é Adolfo Sachsida

Adolfo Sachsida, substituto de Bento Albuquerque, ocupava a posição de chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia. Antes, foi secretário de Política Econômica (SPE), sendo responsável pelas projeções macroeconômicas do governo, como a de inflação e PIB, mas deixou o cargo no último mês de fevereiro.

Leia mais: “Brasil vai crescer mais do que o mercado espera”, diz Adolfo Sachsida

Sachsida é economista, doutor pela Universidade de Brasília e tem pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Ele está com Jair Bolsonaro desde a campanha eleitoral de 2018 e, pelas redes sociais, agradeceu à confiança do presidente em colocá-lo no cargo.

Continua depois da publicidade

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.