Para gestora, ações da PetroRio (PRIO3) ainda podem subir 70%

Papéis da empresa já subiram 168% desde novembro, mas podem subir ainda mais.

Renato Santiago

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De novembro para cá, as ações da PetroRio (PRIO3) subiram 168% na Bolsa, mas Leonardo Rufino, da Pacífico (conheça o fundo clicando aqui), acredita que o papel pode subir outros 70%. Rufino foi o convidado do Coffee & Stocks desta quinta-feira (11). 

Segundo o gestor, grande parte da valorização da empresa se deve à entrada no campo de Wahoo, anunciada em 18 de dezembro, mas outra parte se deve à alta do barril do petróleo, que saiu da casa dos US$ 40 para os US$ 65. Abaixo, os principais trechos da conversa:

Crescimento da posição

Temos posição em PRIO3 desde 2018, mas ela era muito pequena por questões de riscos, como preço do petróleo, risco de eventos operacionais, como acidentes, e governança. 

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Levando-se em em conta a diferença entre o que Wahoo pode trazer de receita e o que a empresa pagou, o preço da ação deveria dobrar nas nossas contas, mas subiu apenas 10% na abertura do mercado no dia seguinte ao anúncio. Ao mesmo tempo, o risco diminuiu, já que a empresa chegou a quatro campos. A oportunidade, portanto, era muito boa e a usamos para aumentar nossa posição, que era bem pequena, para 10% do fundo. 

Como funciona esse mercado

Por que as empresas grandes venderam o campo? Não é por que elas são não estão enxergando algo que a PetroRio enxerga, mas questões de foco e estratégia. Petrobras, por exemplo, está focada totalmente em pré-sal. Outras grandes estão focadas em renováveis. Por isso, esses campos acabam valendo muito mais para PetroRio.

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Wahoo, por exemplo, foi descoberto há muito tempo, mas não valia a pena para as grandes levar um plataforma para lá. No caso da PetroRio, já tinha um navio-plataforma ali perto, foi só colocar uma tubulação, então era muito barato.

Lifting costs

Lifting cost é o custo de extração por barril. No caso da PetroRio, hoje, ele é de cerca de US$ 13, e o barril do petróleo está valendo US$ 65 no mercado. Mesmo o petróleo da companhia sendo pesado, acaba sendo um negócio lucrativo. Com Wahoo, a empresa pode dobrar de produção e o lifting cost cair ainda mais.

E o longo prazo? 

A eletrificação dos carros e o uso de energias renováveis são uma tendência forte e desejável, mas temos um horizonte de investimentos de dois a três anos. Nesse intervalo, não tem chance de o petróleo deixar de ser relevante. Se eu não pudesse vender o papel por dez anos, minha resposta seria diferente.

Valorização de PRIO3

A ação ainda tem espaço para crescer uns 70% tendo em vista o que o campo de Wahoo pode trazer. Grande parte do crescimento desde a compra de Wahoo aconteceu por causa do preço do petróleo, não apenas o que acontece com a própria empresa. 

Para ouvir a conversa completa, clique aqui, ou no play.

Renato Santiago

Renato Santiago é jornalista, coordenador de conteúdo e educação do InfoMoney