Coffee & Stocks

Os acertos e erros do fundo que sobe 25% em 2020

Bruno Garcia, da Truxt Investimentos, detalhou o que fez para alcançar essa rentabilidade

Bruno Garcia, sócio da Truxt (crédito: divulgação)

Para encerrar a série dos melhores multimercados do semestre, conversamos hoje com Bruno Garcia, gestor da Truxt Investimentos. Nos primeiros seis meses do ano, as duas estratégias que ele “toma conta” não parecem ter passado por uma crise: o Long and Short sobe mais de 10% e o Long Biased está rendendo impressionantes 25% em 2020.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, Garcia começou a carreira no Opportunity, em 2001 fundou a ARX Investimentos, onde permaneceu durante 16 anos, e saiu de lá para fundar a Truxt em 2017.

O segredo da gestora no semestre

Um dos principais motivos para o desempenho da gestora no ano foi ter selecionado ações que subiram muito mais que a média nos mercados certos e no melhor timing possível. “Aumentamos e diminuímos a alocação em bolsa na hora certa […] primeiro compramos bolsa americana, depois diminuímos lá para aumentar bolsa brasileira […] conseguimos pegar as duas pernadas de alta das bolsas, disse o gestor que, além do “Stock Picking”, acertou a mão ao carregar proteções em ouro e dólar.

O “Stock Picking” da Truxt

PUBLICIDADE

Entre as ações da carteira do fundo, estão nomes como Magazine Luiza e Mercado Livre (diminuiu por conta do preço, mas continua gostando), XP (é um dos maiores acionistas dentre os fundos brasileiros), BTG, B3, Natura, Omega e Locaweb. “Também ganhamos dinheiro no “short” em IRB. Montamos a posição na época das cartas da Squadra (fev/20) e zeramos ontem após a notícia de aumento de capital da empresa”, completou Garcia. Quem ouviu o episódio 26.2 do Stock Pickers deve ter percebido que ele estava prestes a “shortear” a empresa naquele momento.

O short que não deu certo

Mas como nem só de acertos vive um gestor, Bruno comentou sobre o seu maior erro no semestre: o short em Weg. “Cometemos o mesmo erro que fizemos com Raia Drogasil lá atrás: vender empresas muito boas, só porque o valuation está caro”.

Se você quer saber mais sobre os detalhes da conversa, confira abaixo a Live do Coffee & Stocks desta sexta-feira.

O Coffee & Stocks é transmitido todo dia útil ao vivo às 7:15 da manhã no Instagram do Stock Pickers. Ele é apresentado pelo co-criador do Stock Pickers, Thiago Salomão