Stock Pickers

Os 3 grandes acertos do fundo que está ganhando 40% apenas em 2021

Confira a entrevista com William Leite, gestor do fundo "long biased" Helius Lux, que figura como um dos melhores fundos do Brasil neste ano

(CONDADO DA FARIA LIMA) – O “Coffee & Stocks” desta quarta-feira (23) recebeu William Leite, gestor do fundo Helius Lux, um long biased com menos de 1 ano de vida (a “cota 1” foi em 30/out do ano passado) mas que chama atenção pela performance impressionante nesse curto período: somente em 2021, o fundo acumula ganhos de 41%.

A performance coloca ele como um dos melhores fundos do Brasil neste ano (se não o melhor). Apenas como comparação, o Ibovespa sobe 8% no mesmo período, enquanto “IPCA + Yield da IMA-B” (benchmark oficial do fundo) está dando 5,3%. Desde sua criação, o Helius Lux acumula ganhos de 75%.

Durante a entrevista, Leite falou sobre os 3 grandes acertos que colaboraram para essa forte performance. O primeiro (e o mais importante) foi logo no nascimento do fundo, que foi na época das eleições dos EUA. “A gente tinha uma carteira muito focada em growth e quando veio a vacina da Pfizer, percebi que o mercado ia enxergar muito bem a luz no fim do túnel. Fizemos a troca de empresas de growth pelas empresas de valor e acredito que esse foi o grande movimento acertado”. explica. Nesse momento, ele comprou empresas como Vale, Petrobras e siderúrgicas.

O segundo movimento veio em maio, quando ele percebeu que os dados de crédito de China mostravam que a economia estava “passando do pico”, daí migrou a exposição de empresas produtoras de commodities metálicas para petrolíferas, que têm menos dependência do gigante asiático. O terceiro acerto veio do Brasil: após a segunda onda, muitos economistas começaram a jogar as projeções do nosso PIB para baixo, mas pelo contato dele próximo com as empresas, os sinais não eram tão ruins assim, o que fez montar posições em cases domésticos, principalmente  do varejo físico. Nesse grupo, ele destaca a Arezzo.

Hoje, a maior posição do fundo é Petrobras (10% da carteira) mas as empresas de varejo físico seguem importantes, citando Lojas Americanas, Via Varejo e Pague Menos.

Leite ainda respondeu o quanto o fundo estar “pequeno” ajudou nessa performance (spoiler: ele diz que é claro que ajuda por te deixar mais ágil, mas não explica o resultado pois os grandes acertos foram em empresas altamente líquidas) e como controlar a emoção após um começo de histórico tão positivo.

Confira a entrevista completa no vídeo acima ou direto em nosso canal no Youtube (clique aqui)