Stock Pickers

O erro é um grande professor

O investidor que aprende com os erros evolui muito mais rápido

Texto originalmente enviado aos assinantes da newsletter Stock Pickers no sábado, 16 de outubro de 2021. Para recebê-la, clique aqui.

“Medo de errar também é um erro”

– Gabriel Raoni

Todo gestor, ou investidor, para gerar alfa (excesso de retorno), precisa acertar mais do que errar.

Mas não é preciso uma taxa de acerto próxima a 100% para conseguir fazer história. Grandes gestoras, como a IP Capital, conseguem algo em torno de 60% e o retorno do fundo fala por si só: 24.069% nos últimos 26 anos.

Além da IP, já vimos outros gestores, como Stuhlberger, da Verde, explicar que o segredo de uma gestão vencedora não é perseguir os 100% de acerto, pois, inevitavelmente, todo investidor irá errar.

Porém, lidar com os erros não é tarefa fácil para ninguém. Só que quem enxerga o erro como um grande professor costuma aprender de forma muito mais rápida.

O parceiro do Warren Buffett, Charlie Munger, vice-presidente de Berkshire, sempre enfatizou a importância  do estudo de erros em vez de sucessos, tanto nos negócios quanto em outros aspectos da vida.

“Você verá imediatamente por que formamos uma boa equipe: Charlie gosta de estudar erros e eu gerei um amplo material para ele, especialmente em nossos negócios têxteis e de seguros”, comentou Buffett no Relatório Anual da Berkshire Hathaway de 1985.

Além de Munger, existem outros que também gostam de aprender com os erros. Recentemente, a gestora mais tradicional do mercado brasileiro, a IP, resolveu dedicar um relatório de gestão inteiro para explicar quais foram os erros que eles cometeram nos últimos anos e, principalmente, o que aprenderam em cada tropeço.

Como também amamos aprender, resolvemos convidar Gabriel Raoni e Pedro Andrade, sócios da IP, para um episódio especial sobre as lições que eles tiraram de alguns dos grandes erros cometidos recentemente.

O resultado foi uma aula e se tornou o episódio mais longo da nossa história!

Apesar da ideia de aprender com os erros não ser novidade, você já pensou em como isso funciona dentro de uma gestora que administra alguns bilhões há mais de 3 décadas?

Após ouvir o episódio #118, colocamos no papel os principais pontos sobre como a IP transforma erros em aprendizado e utiliza isso no seu processo de gestão para gerar alfa de forma consistente. Confira logo abaixo.

Tenha processos

Catalogue de forma sistemática os motivos que te levaram a investir num determinado ativo para que, ao longo do tempo, você consiga saber se as coisas estão dando certo ou errado de acordo com a sua tese inicial.

Seja brutalmente honesto

Você tem que ser capaz de olhar sua tese, observar se há algum erro e admiti-lo. Num ambiente de equipe, isso exige que você também seja capaz de assumir seus próprios erros na frente do outros além de conseguir mostrar o erro dos outros de forma construtiva.

Construa conhecimento

O conhecimento é construído através de muito estudo e de forma gradual. Para encontrar um bom investimento, inicie através de uma hipótese e a partir daí vá agregando informações a sua tese de forma lenta e consistente.

Encare os erros com naturalidade

Investir é um jogo de aprendizado constante. E, quando você está aprendendo, é normal errar. Mas você também pode aprender com os erros. Se você adotar uma postura de que errar é algo horroroso e imperdoável, você irá sofrer muito e vai evoluir de forma muito mais lenta.

Evite a estupidez

Errar é muito caro, por isso, antes de tomar uma decisão inteligente, evite a estupidez. Um investimento que cai 50% precisa voltar 100% só para ficar no 0x0. O processo de aprendizado com os erros é justamente para aprender a evitá-los.

Essas lições foram passadas ao longo de mais de duas horas de conversa (episódio #118) em que falamos sobre algumas empresas presentes no último relatório de gestão (Apple, M. Dias Branco e Shoppings) e também posições que eles carregam no fundo atualmente e que tem dado muito certo: Facebook, Netflix, XP e outras.

IMPORTANTEO Stock Pickers foi indicado ao prêmio de melhor podcast do Brasil pela “+Admirados da Imprensa de Economia, Finanças e Negócios”. Para nos ajudar a conquistar o bicampeonato desta premiação, clique aqui e vote em nós. É de graça e leva menos de 60 segundos.

Josué Guedes
CMO do Stock Pickers

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE