Stock Pickers

O conselho do “Zé”: pare de achar que “boa notícia econômica” tem que ser ruim para os mercados

“Se os EUA retirarem estímulos porque a economia tá boa, pode ter ruído de curto prazo mas isso é bom! Ruim é juro 0% a vida toda porque o país não cresce”

Por  Thiago Salomão -

(CONDADO DA FARIA LIMA) – No Coffee & Stocks desta quarta-feira (11), recebemos José Rocha, gestor e fundador da Dahlia Capital e um dos convidados preferidos da nossa audiência. Ele contou quais são as 3 forças da atividade global que estão norteando os investimentos na gestora, mas ao final da conversa ele deu um conselho importante para os investidores que pensam que uma eventual retirada de estímulos dos Bancos Centrais mundo afora obrigatoriamente será negativo para os mercados em geral:

“A macroeconomia é composta pelas pessoas e pelas empresas, e se essas duas coisas estão indo bem, damos valor a isso. Se os EUA retirarem estímulos porque a economia tá boa, pode ter ruído de curto prazo mas isso é bom. Ruim é todo mundo ficar trancado em casa, ruim é ter o juro zero a vida toda porque a economia não cresce de jeito nenhum. Então é normal o mercado sacudir [com notícias de retiradas de estímulos], existem ciclos e alguns setores vão melhores ou piores nesse cenário, mas tirar estímulos porque a economia está melhorando, é uma coisa boa”, disse “Zé” Rocha na parte final da conversa.

Sobre as 3 forças atuais citadas: a economia americana está muito forte (e por isso a Dahlia gosta de bolsa americana); os resultados das empresas brasileiras vieram muito bons nesse segundo trimestre (e por isso eles gostam da bolsa local); há muitos riscos e ruídos no cenário macro global, o que tem feito eles buscarem mais “hedges” (proteções), sendo o dólar a proteção preferida deles.

Confira a entrevista completa no vídeo acima ou direto em nosso canal no Youtube (link aqui).

Compartilhe