Stock Pickers

Moda ou estratégia de alocação? Por que todo mundo está falando de ouro

Tudo que você precisa saber sobre ouro para parar de perguntar no Stock Pickers.

arrow_forwardMais sobre

“Ouro é a nova Oi”? Assim nós começamos o episódio desta quinta-feira do Stock Pickers.

Em termos de investimentos não faz muito sentido comparar as duas coisas, mas em termos que interesse do nosso público, sim. 

Já falamos algumas vezes que temos três certezas na vida: os impostos, a morte e que alguém vai perguntar para nós e nossos convidados o que pensamos da Oi. E recentemente essa certeza expandiu também para o ouro. 

E não é só aqui. O interesse das pessoas físicas pelo ouro parece ser um fenômeno global. Recentemente uma reportagem do Financial Times mostrou que um ETF já tem mais ouro que vários bancos centrais.

Quer receber a Newsletter do Stock Pickers? Preencha o campo abaixo com seu nome e seu melhor email

Com um movimento desse acontecendo no mercado, o Stock Pickers não poderia ignorar uma pauta tão reluzente.

No episódio de hoje você vai ouvir Bruno Cordeiro, sócio da Kapitalo e gestor do fundo K10, e Felipe Dexheimer, o Dex, coordenador de alocação da XP Investimentos. 

Alocação

E o que eles acham de tudo isso que está acontecendo? Se você acredita que temos uma bolha nesse mercado, vale ouvir Cordeiro. “Não é bolha, é o início de um processo [de alocação]”, afirma. Segundo o gestor da Kapitalo, o movimento dos ETFs captou apenas US$ 50 bilhões em ouro, “o que é pouco. Só a Apple oscila isso todos os dias”.

Ameaça da tecnologia

Há milênios o ouro é considerado valioso pelas sociedades, mas será que isso um dia pode mudar? Para os entusiastas do bitcoin, as criptomoedas podem ser a nova reserva de valor da humanidade no futuro. Mas Cordeiro e Dex discordam. A tecnologia pode sim derrubar o preço do ouro no futuro, mas de outra maneira.

“Existem empresas sérias se preparando para a mineração em asteroides. Futurólogos acreditam que daí virão muitos novos bilionários”, diz Dexheimer. “Se isso der certo, o preço do ouro pode sim cair. É claro que estamos falando de algo que pode ser realidade daqui a décadas. Mas fundos de pensão podem ter que olhar para isso”, diz.

Para ouvir o episódio completo sobre ouro, é só clicar no play ali em cima.