Stock Pickers

Kinea: solução pra falta combustível no mundo passa pela energia nuclear

Ruy Alves, gestor da Kinea, foi o convidado do "Coffee & Stocks" desta quarta-feira (20/out)

(CONDADO DA FARIA LIMA) – “Aumentar o custo da energia afeta diretamente o custo da comida, e as pessoas mais pobres são as que mais sofrem com isso. Se a gente vai pensar na questão da ESG, tem que pensar na humanidade como um todo e nossos vizinhos estão sofrendo”.

A frase acima foi dita no Coffee & Stocks desta quarta-feira (20), que você pode assistir no vídeo acima ou direto em nosso canal no youtube (link aqui). O convidado foi Ruy Alves, gestor da Kinea Investimentos (que possui R$ 54 bilhões em ativos sob gestão) e que recentemente participou de um dos episódios de maior repercussão do Stock Pickers, no qual ele falou sobre por que acredita que o ESG como tem sido praticado precisa ser repensado.

O gestor da Kinea detalhou durante a conversa por que há um grande desbalanceamento entre oferta e demanda de combustíveis (e por isso, os preços estão nas alturas) e como isso afeta principalmente os mais pobres – e quais as consequências disso. “Nós temos que tomar cuidado com isso, tecido social é frágil e grandes movimentos acontecem quando se menos espera. Veja por exemplo a Primavera Árabe [estopim social que atingiu a região em 2010]”.

A solução para este “gap” de falta de combustíveis passa pela energia nuclear. “O mundo tem reservas de urânio para atender o mundo por dezenas de milhares de anos. Estamos no começo para aprender a fazer fusão nuclear, pra gerar energia limpa nuclear”. Apesar disso, Alves diz que a gestora escolheu investir neste ano em petróleo, pois este tem um melhor retorno ajustado ao risco. “A gente quer voltar pro urânio, pois ele pode levar a sociedade para um processo sustentável e seguro de fonte de energia”.

Mas sobre a tese de urânio, ele foi bem enfático num recado: “Olhe para urânio sem paixão: isso é investimento, você tem que ponderar os prós e contras”.

Durante a conversa de hoje, Alves repercutiu o texto publicado nesta semana no blog da Kinea sobre transição energética e também passou algumas dicas de conteúdos no youtube (todos estes links estão no Telegram do Stock Pickers).