Coffee & Stocks

Investir em ações sem a volatilidade da bolsa? Sim, é possível

Andre Lion, da Ibiúna Investimentos, explicou por que os fundos Long and Short Neutros se seguraram na crise e comentou sobre duas posições da carteira

Você pode estar se perguntando: como assim eu posso ter ações em carteira e não perder o sono com as variações da bolsa? Pois então eu lhe digo que é possível. Apesar das ações se comportarem de maneira volátil, muitos fundos de investimento ganham dinheiro negociando as distorções de preço das ações, reduzindo riscos de mercado dos investimentos em bolsa. A estratégia que se volta exclusivamente para isso é chamada de Long and Short Neutro.

No Coffee & Stocks desta sexta-feira, conversamos com André Lion, gestor dos fundos de renda variável da Ibiúna Investimentos e uma das autoridades quando o assunto é Long and Short.

Sendo bem direto ao ponto, Lion ganha dinheiro para os cotistas do L&S da Ibiúna, ficando “Long” (comprado) nas ações em que acredita que o preço está atrativo e “Short” (vendido) nas ações que na visão da equipe estão “caras”. Se a posição Long cair, mas cair menos que a posição Short, o fundo ganha dinheiro, por exemplo.

PUBLICIDADE

No caso da Ibiúna, as operações são casadas com empresas do mesmos setor. Até por isso o fundo recebe a classificação de Long and Short Neutro. Ou seja, o fundo não tem um viés direcional, de simplesmente comprar as ações que, na visão da gestora, podem subir e vender aquelas com mais chance de cair.

“Montamos posições grandes em ações, mas nós operamos diferenças de valuation entre empresas. Quando a gente fica short em uma empresa, nós fazemos não porque achamos que ela vai quebrar, mas simplesmente porque acreditamos que ela está com valuation atrativo para essa operação”, explicou o gestor.

Com mais de 25 anos de mercado, Lion explicou por que os fundos Long & Short Neutros conseguiram se segurar bem nessa crise, comentou sobre duas posições compradas do fundo (Totvs e Petrobras) e explicou por que gestor não gosta de falar sobre as posições vendidas.

Nos últimos 12 meses, o Ibiúna Long and Short avançou 14%, o equivalente a mais de 3x o retorno do CDI no período. Confira os detalhes da Live clicando na imagem abaixo:

O Coffee & Stocks é transmitido todo dia útil ao vivo às 7:15 da manhã no Instagram do Stock Pickers. Ele é apresentado pelo co-criador do Stock Pickers, Thiago Salomão