Stock Pickers

Goleiro no Inter, atacante nos investimentos: Marcelo Lomba fala de suas ações preferidas

Neste Coffee & Stocks, o goleiro do Internacional revelou as principais ações que carrega na carteira e falou sobre o dia-a-dia durante a quarentena

SÃO PAULO – Jogos cancelados e falta de clareza sobre a data de retorno das práticas em grupo. O cenário de quarentena mudou a rotina de todos os jogadores de futebol do país, que seguem rodeados de incertezas sobre o reinício das atividades.

Para o goleiro Marcelo Lomba, no entanto, ainda há esperança de tudo ser normalizado sem muito prejuízo, apesar de o Internacional, assim como outros clubes do país, ter decretado férias para todos os jogadores durante o período de quarentena.

“No fundo, não estamos encarando esse período como férias. Os jogadores com quem eu falo não querem jogar a pré-temporada por água abaixo. Estou mantendo uma rotina diária de treinos só para estar me movimentando”, conta o jogador.

PUBLICIDADE

Lomba foi o convidado do Coffee & Stocks desta quinta-feira (02) e contou ao analista Thiago Salomão como tem lidado com seus investimentos durante esse período de turbulência no mercado.

Para acompanhar nossa série exclusiva de 6 lives com os principais nomes do mercado de ações do país, basta clicar aqui.

“Com o que eu tinha em ações, não consegui me proteger tanto, mas encaro as quedas com bastante naturalidade. Meu foco de investimentos é para um horizonte de longo prazo, de 2 a 3 anos”, afirmou.

Segundo Lomba, apesar de ter muita ação na carteira e da grande oscilação que o mercado apresentou nos últimos tempos, suas perdas não chegaram a ser tão significativas por uma questão de sorte.

“Minha mulher vinha pedindo há um bom tempo para comprarmos um apartamento para nós, eu vinha postergando desde 2014. Por fim, acabei comprando um no final do ano passado, o que me obrigou a vender 70% do que tinha em ações para fazer a aquisição. Eu também tinha uma put (opção de venda) de Ibovespa, mas acabei zerando ela quando o índice caiu ali para 105 mil pontos”, conta.

Lomba se considera um investidor agressivo e compra diretamente as ações que analisa. Segundo ele, faz parte de sua estratégia de investimentos deixar uma boa quantia em caixa para aproveitar as oportunidades quando elas aparecem.

PUBLICIDADE

“Ao final de todo mês, procuro ter algum caixa para ter um conforto maior. Quando após muito estudo eu vejo uma oportunidade, entro mais pesado, sem ansiedade e sempre visando o longo prazo”, disse o goleiro.

Durante a entrevista, Lomba também contou que vem estudando bastante o mercado financeiro nos últimos três anos, o que, segundo ele, tem ajudado a manter a calma em tempos de grandes oscilações no mercado.

Ele também rebalanceou sua carteira de investimentos no último mês e revelou os nomes de algumas das empresas que escolheu.

“Rebalanceei porque tenho visto muita coisa barata nos mesmos preços de 2017, que foi quando comecei a investir. Minha carteira hoje tem Banco do Brasil, Marfrig (maior posição), JSL, Movida, Vale, Petrobras, Cosan, JHSF e Eletrobras. Acredito que essas ações no longo prazo vão dar um bom retorno”, afirmou o jogador.

Questionado por Salomão sobre uma indicação de livro para quem deseja aprender mais sobre investimentos, Lomba recomendou “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham, mas disse que muito do que aprendeu veio também de vídeos no Youtube.

“Tem muita coisa boa por lá. Além disso, leio bastante carta mensal de fundos e o próprio site de RI das empresas que eu penso em investir”.

Quer acompanhar a nossa série exclusiva de 6 aulas com os principais nomes do mercado de ações? Clique aqui e garanta seu acesso gratuito.