Stock Pickers

Fundos de previdência: o último “almoço grátis” do mercado

Em 30 minutos, Carolina Oliveira (analista de fundos da XP) deixou claro por que todo investidor de fundos precisa ter previdência na carteira

(CONDADO DA FARIA LIMA) – Se você tem uma carteira de fundos mas não tem nenhum fundo de previdência nela, provavelmente você está fazendo algo errado.

Essa é a conclusão que tiramos da aula sobre Fundos de Previdência que tivemos no Coffee & Stocks desta sexta-feira (16). Recebemos Carolina Oliveira, analista de fundos da XP e que por 10 anos trabalhou dentro da indústria de fundos de pensão. Confira a conversa na íntegra no vídeo acima ou no canal do Stock Pickers no YouTube.

Resumindo os 30 minutos de conversa: Carol explicou por que define fundos de previdência como “o último almoço grátis” do mercado: “você pode investir naquilo que gosta mas com grande vantagens tributárias”. O motivo para isso: desde 2015 muitas mudanças regulatórias permitiram que esses fundos possam se expor mais em renda variável e ativos internacionais. Isso fez com que grandes gestoras pudessem criar fundos de previdência com uma carteira bem parecida com a dos seus fundos “tradicionais” – a diferença é que, na previdência você consegue grandes vantagens tributárias.

Carol citou 7 assets com produtos de previdência que ela gosta bastante:
Renda fixa: Capitânia
– Multimercados: Legacy, Ibiúna, SPX e JGP
– Ações: Brasil Capital e IP

(nota do editor: ao final da entrevista, ela até convenceu o Salomão a trocar o fundo da Brasil Capital que ele tem na carteira pelo mesmo fundo, só que de previdência)

Coffee & Stocks

O Coffee & Stocks é o programa de entrevistas diárias do Stock Pickers. Transmitido de segunda a sexta pontualmente das 8h às 8h30 da manhã no Youtube (inscreva-se no canal para não perder nenhuma live). Para cada dia da semana, um tema específico:
Segunda: análise técnica ou trading
Terça: ações globais (Global Pickers)
Quarta: macroeconomia (Macro Pickers)
Quinta: uma tese de ação brasileira (Por que invisto em….)
Sexta: tema livre (Coffee Sextou)

Telegram do Stock Pickers: não perca nenhuma novidade na lista da mais quente do mercado. Acesse gratuitamente clicando aqui.