Estratégia de War: como o Grupo Mateus garante o crescimento

Um dos representantes do atacarejo na Bolsa, Grupo Mateus tem estratégia de conquistar para depois crescer.

Renato Santiago

Publicidade

Uma das maiores estrelas da temporada de IPOs do ano passado, o Grupo Mateus (GMAT3), apesar de regional, é uma das cinco maiores redes de supermercado do Brasil e uma das estrelas do chamado atacarejo. 

No Coffee & Stocks desta quinta-feira conversamos com Danniela Eiger, analista de varejo da XP Investimentos que gosta tanto do setor que costumava trocar os happy hours de sexta-feira por passeios no supermercado, explicou por que recomenda compra do papel.

O que é o Grupo Mateus

Concentrado nos Estados de Maranhão, Piauí e Pará, o Grupo Mateus tem um portfólio de lojas muito diferentes que vai de supermercados de bairro ao atacado puro, passando pelo hipermercado e pelo atacarejo (atacado + varejo). Atacarejo são lojas que fazem tanto vendas de produtos em grande quantidade, visando a atender pequenos comércios e empreendedores individuais, quanto vendas unitárias ou em quantidades familiares.

Continua depois da publicidade

War

Uma das grandes qualidades do grupo é seu processo de expansão. É como se fosse uma estratégia de War (aquele jogo de tabuleiro cujo objetivo é conquistar territórios usando bem seus exércitos). Primeiro eles mandam representantes comerciais para negociar vendas no atacado e avaliam o mercado e sua demanda. A partir daí, definem qual loja levar.

A partir daí, acontece o que chamamos de adensamento de rota ou diluição de despesas, ou seja, com a uma loja aberta e posteriormente maturada, a mesma distribuição de mercadorias é capaz de gerar mais receitas.

Para ouvir os outros dois pilares que sustentam a tese de investimentos da Danniela Eiger no Grupo Mateus, é só clicar no play acima.

Renato Santiago

Renato Santiago é jornalista, coordenador de conteúdo e educação do InfoMoney