Coffee & Stocks

“Erramos o cenário, mas acertamos no gerenciamento de risco”, diz gestor de um dos melhores multimercados do ano

Oscar Camargo, gestor da GAP Asset, contou como a gestora conseguiu ficar entre os cinco melhores multimercados deste 1° semestre

Aprenda a investir na bolsa

”Erramos feio o cenário, mas acertamos no gerenciamento de risco”. Foi assim que Oscar Camargo, gestor da GAP Asset explicou no Coffee & Stocks como o fundo Gap Absoluto conseguiu ficar entre os cinco melhores multimercados deste primeiro semestre.

O fundo começou o ano com expectativa de forte crescimento para o Brasil e otimista com a agenda liberal de reformas do governo. “Comecei o ano com o maior erro da minha carreira […] É uma loucura muito grande olhar para trás e ver que nada do que prevíamos aconteceu”, disse o gestor. Mesmo assim, o Gap Absoluto acumula ganhos acima de 8% no ano e 14% em doze meses.

Em janeiro e fevereiro, o fundo viu o estrago que estava acontecendo na China e decidiu proteger sua maior posição, que até então era a parcela otimista em Brasil, ficando “vendido” (apostando na queda) em bolsa americana. “Eu discordo dos multimercados que justificam o erro falando que a crise foi rápida demais e que não deu para se proteger […] Tivemos muita sinalização dessa crise um pouco antes dela chegar”, disparou Camargo.

Aprenda a investir na bolsa

O fundo perdeu dinheiro com as máximas das bolsas americanas de janeiro e fevereiro. Mas em março, o portfólio não só protegeu bem, como também deu a tranquilidade necessária para o fundo “virar a mão”, ficando pessimista com Brasil e otimista com EUA. Hoje, as duas principais posições do fundo são tomado em juros pré-fixados no Brasil (ou seja, apostando em uma alta de juros mais a frente) e comprado em bolsa americana.

Sobre a proteção com Brasil, Camargo falou sobre a necessidade de o país voltar a olhar para o problema fiscal. “Eu acho que se a pandemia piorar, não teremos um efeito deflacionário e o juros podem até subir […] O Brasil não tem condições fiscais de seguir distribuindo o auxílio emergencial.”

A aula de Camargo no programa de hoje foi encerrada com a seguinte frase: “Investimento é uma maratona. A próxima oportunidade não será a última.”

Essa foi a primeira de cinco Lives especiais que o C&S fará ao longo da semana com os gestores dos melhores multimercados do semestre. Confira a Live completa clicando na imagem abaixo.

O Coffee & Stocks é transmitido todo dia útil ao vivo às 7:15 da manhã no Instagram do Stock Pickers. Ele é apresentado pelo co-criador do Stock Pickers, Thiago Salomão