Empiricus: erros, acertos, polêmicas e short por eles mesmos

Felipe Miranda e Rodolfo Amstaldem, sócios-fundadores da Empiricus, contam a história da criação da empresa, as polêmicas e destrincham a tese short em TC

Josué Guedes

Publicidade

(CONDADO DA FARIA LIMA) – Você pode não se interessar por investimentos, ou assuntos correlatos, mas sem dúvida alguma, se acessa o YouTube, já ouviu falar de uma empresa chamada Empiricus.

Criada em 2009 por Felipe Miranda e Rodolfo Amstaldem, a empresa que divide opiniões não só no mercado, foi talvez a primeira empresa do Brasil a dedicar-se exclusivamente a ganhar dinheiro vendendo análise de investimentos.

No começo, enfrentando não só um ciclo nada favorável da bolsa, a Empiricus enfrentou momentos bem complicados e com polêmicas que ficaram bem conhecidas nos corredores da Faria Lima: de frigorífico a órgãos reguladores, de disputa judicial a cabeçadas.

Continua depois da publicidade

Cinco anos após sua criação, em meio ao tumulto macro do país durante o governo da presidente Dilma, a empresa viveu um verdadeiro turnaround com a publicação da tese do “Fim do Brasil”, nome da peça publicitária que justificava um “short em Brasil” naquele momento. O call se demonstrou acertado e, além disso, irritou até gente de dentro do governo – o que tornou a Empiricus amplamente conhecida.

Além da virada econômica da empresa, essa fase marcou definitivamente a entrada da Empiricus no mundo do marketing digital e rendeu mais uma série de polêmicas. A mais famosa dela, reconhecida como um erro pelos sócios, foi a peça estrelada pela jovem que dizia ter acumulado mais de R$ 1 milhão com apenas 22 anos.

Entre erros, acertos e polêmicas, no último dia 31 de maio, o BTG Pactual realizou a compra de 100% do conglomerado Universa, empresa dona da Empiricus, da plataforma de investimentos Vitreo e de mais 3 marcas, pela quantia de R$ 690 milhões.

Mas erra quem pensa que Miranda e Amstaldem se acomodaram após o deal com o BTG, com mais de 500 mil clientes atualmente, os dois vieram ao Stock Pickers para relembrar a história da Empiricus, falar sobre o futuro da empresa e claro comentar o relatório que causou grande rebuliço nos fóruns do mercado com recomendação “short” nas ações do concorrente TC (TRAD3).

Assista a conversa completa no player acima (ou clicando aqui). O episódio também está disponível no Spotify ou em qualquer plataforma de streaming.

Uma resenha mais completa sobre o episódio é enviada todo sábado na Newsletter Stock PickersPara recebê-la em sua caixa de email, clique aqui e colocar seu melhor email.