Coffee & Stocks

Descascar empresas como cebolas: conheça o processo do XP Long Term Equity

Rodrigo Furtado, do XP Long Term Equity, contou para o Coffee & Stocks como o processo de descascar cebolas se assemelha com o da análise de empresas

“O nosso processo de análise é como cortar uma cebola: nós vamos descascando casca por casca, e se dentro da cebola não estiver podre, nós continuamos até chegar no núcleo.” A frase é de Rodrigo Furtado, gestor do “aniversariante” XP Long Term Equity, fundo que completou um ano de vida no último dia 27 de junho. Ele foi o entrevistado desta terça-feira no Coffee & Stocks.

Durante seu início, o fundo acumula um retorno de +21% vs +4,5% do CDI e -7% do Ibovespa. A maior contribuição de desempenho no período veio de Via Varejo, hoje uma posição menor dentro do fundo.

A principal contribuição desse primeiro ano de vida

Embora a Via Varejo ocupe hoje a posição de segunda maior torcida organizada da bolsa (a 1ª vai para a Oi), nem sempre foi assim. E foi nessa época que Furtado começou a “descascar” a empresa.

PUBLICIDADE

“Começamos uma diligência, em dezembro de 2018, que durou 6 meses, na busca de tentar promover uma mudança na empresa que começava pela troca de controle, que já vinha acontecendo através da venda das ações a mercado do GPA [Grupo Pão de Açúcar]. […] É um turnaround que ainda terá vários capítulos, mas que até aqui atraiu muitas pessoas boas para o projeto. Hoje a posição é menor, mas continuamos acompanhando de perto.”

Carteira do XP Long Term Equity

A maior posição hoje do XPLT, equivalente a 8,5% da carteira, está em Mercado Livre. Em suas próprias palavras, quanto mais eles descascam a empresa mais iniciativas positivas eles encontram. “O trabalho de análise nunca termina, sempre vai ter alguma coisa para olhar”, disse Furtado, ao contar sobre os mais de 6 meses de estudo que deram a confiança necessária para que Mercado Livre se tornasse a maior posição da carteira.

Furtado também comentou suas posições em Vale, Lojas Renner e SulAmérica. No total, a carteira do fundo tem hoje 19 posições. Dentre elas, nenhum banco. Para o gestor, serão eles “os grandes doadores de Market-Share dentro desse processo de digitalização que o mundo já estava embarcando, mas que se intensificou recentemente.” Confira no vídeo abaixo:

O Coffee & Stocks é transmitido todo dia útil ao vivo às 7:15 da manhã no Instagram do Stock Pickers. Ele é apresentado pelo co-criador do Stock Pickers, Thiago Salomão