Coffee & Stocks

“Comprar renda fixa hoje é o mesmo que Ibovespa a 90 mil”, diz bond picker

Para Ulisses Nehmi, bond picker da Sparta, normalização dos juros também vai normalizar preços.

A vida de um bond picker não é muito diferente da de um stock picker: avaliar empresas em seus fundamentos. A diferença é que, enquanto o investidor em ações mira o crescimento das empresas em valor de mercado, o bond picker, que compra títulos de dívida de uma companhia, está mais preocupado com a capacidade de pagamento dessa companhia. 

Em março do ano passado, quando a pandemia atingiu a economia global, tanto o mercado de títulos de dívida quanto o de ações sofreram um choque profundo. E por mais contraintuitivo que possa parecer, quem se recuperou antes foi o mercado de ações.

No Coffee & Stocks desta quinta-feira, conversamos com Ulisses Nehmi, da Sparta, um bond picker de ofício, que explicou o porquê dessa dinâmica e por que o mercado de renda fixa hoje é uma oportunidade única para o investidor. Abaixo os principais trechos. A conversa completa está no vídeo acima.

Juros e oportunidade

Quando a pandemia chegou, o valor de mercado dos títulos de renda fixa caiu muito também, assim como as ações na Bolsa. Com os governos agindo e com o auxílio emergencial, a bolsa se recuperou, e hoje está no mesmo patamar de antes da pandemia, por volta dos 120 mil pontos. O mesmo ainda não aconteceu com a renda fixa por causa da Selic e do CDI.

O Banco Central manteve por muito tempo uma política expansionista, com os juros a 2% ao ano, abaixo da inflação, o que naturalmente afasta o investidor da renda fixa, que é remunerada por isso. 

Só agora o BC começou a normalizar os juros [nas duas últimas reuniões do Copom a Selic teve altas consecutivas de 0,75 ponto percentual, chegando a 3,5%], então a renda fixa deve recuperar o valor em breve. Comprar renda fixa hoje, portanto, é o mesmo que comprar a bolsa a 90 mil pontos.

Deixe seu e-mail e receba a newsletter STOCK PICKERS toda semana!
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

Em 2021 você pode fazer da Bolsa a sua nova fonte de renda. Inscreva-se e participe gratuitamente da Maratona Full Trader, o maior evento de Trade do Brasil.