Stock Pickers

Chermont: se eu tivesse bola de cristal, talvez não ganharia tanto com Lojas Renner

Um ensinamento muito valioso de um investidor com quase 30 anos de experiência na bolsa de valores

(CONDADO DA FARIA LIMA) – Imagine que você tenha uma bola de cristal que mostrasse como a economia brasileira estaria nos próximos 12 anos: isso te ajudaria a ganhar mais dinheiro na bolsa?

Eu cairia na cilada de responder “sim” toda vez que me perguntassem isso… até ouvir esta analogia do Pedro Chermont (fundador da Leblon Equities e investidor com quase 30 ano de experiência no mercado) sobre seu investimento em Lojas Renner (LREN3):

“Se você tem uma bola de cristal, ela pode até te atrapalhar. Em 2008, se alguém me contasse que até 2020 o PIB brasileiro cresceria 1,5% ao ano, que é quase o crescimento da população, e o varejo cresceria 2% ao ano, eu não teria comprado Lojas Renner, que como uma varejista se beneficia do crescimento de renda. Seria um erro brutal, porque a Renner multiplicou por 4 seu tamanho no período, o lucro cresceu 7 vezes e o preço da ação multiplicou por 10”, disse Chermont durante o “1º Talk Show Stock Pickers” (ouça acima a entrevista completa com o gestor).

Usando a mesma Renner como exemplo, Chermont revelou durante a entrevista como a governança corporativa evoluiu no Brasil – e como era difícil ser um investidor ativista no começo dos anos 90.

O gestor da Leblon conclui dizendo que a Renner “é a prova de que o fundamento micro no longo prazo prevalece inclusive sobre o setorial e sobre o macro, principalmente em um país como o Brasil, que ainda é um País a ser construído e onde todos os setores ainda são super fragmentados e os líderes têm uma vantagem muito grande neste cenário conturbado”.

O “Talk Show Stock Pickers” foi transmitido em 21 de dezembro no youtube do Stock Pickers e contou com a participação de grandes nomes do mercado brasileiro – além de Chermont, estiveram presentes Walter Maciel (CEO da AZ Quest), João Luiz Braga (fundador da Encore Asset), Pedro Fagundes (analista de ações da XP Private), Fabricio Anias (dono de uma das franquias da School of Rock e investidor individual) e Florian Bartunek (fundador da Constellation).

Para ver todas as entrevistas, acesse o youtube do Stock Pickers ou clique aqui.