Stock Pickers

As lições da crise, segundo 5 gestores, um analista e um investidor

Stock Pickers

A “faculdade de crises” com a sequência especial de 6 lives que o Stock Pickers fez no YouTube do InfoMoney chegou ao fim. Não é todo dia que tantos profissionais de tanta qualidade compartilham seus conhecimentos, principalmente em tempos de crise. Se você perdeu, traremos um breve resumo delas aqui mas já deixo o convite: agora o Stock Pickers também tem um canal no YouTube, vamos alimentar com novos conteúdos a partir de amanhã (confira nas nossas redes sociais ou no nosso grupo do Telegram as novidades).

Contamos com 6 aulas para abordar os mais diversos assuntos:

– Proteção e ganhos na crise, com Luiz Nunes da Forpus Capital.

PUBLICIDADE

O primeiro passo é construir um bom portfólio, o segundo é entender onde estão as fraquezas desse portfólio e construir suas proteções com base nisso, a Forpus gasta de 4 a 5% do resultado anual em proteções. Assim como qualquer seguro, o ideal é você não usar-lo, por isso é mandatório que eles seja barato. Nesta aula Luiz Nunes explica melhor como funciona o uso de proteções na prática e quais os desafios que o investidor tem para ter na carteira.

– “Por que as bolsas demoraram a reagir?”, com Florian Bartunek da Constellation Asset.

Os motivos foram muitos: a rapidez das quedas tirou o poder de movimentação dos investidores, o aprendizado com as crises passadas de quem sai na queda sempre perde no final, porém, o principal ensinamento dessa aula foi: não reinvente a roda, boas empresas estão a preços interessantes, não se alavanque para tentar recuperar rápido, foque no simples e tenha paciência. Uma aula de comportamento em momentos como esse com Florina Bartunek.

– “É hora de comprar?”, com André Ribeiro da Brasil Capital.

Se você tem foco no longo prazo e não se incomoda com as oscilações do curto prazo, sim. Nesses momentos de pânico e incerteza do mercado, muita coisa cai parecidos, a correlação das ações sobre muito, mas será que todas as empresas deveriam se comportar de forma tão parecida? Uma tramissora de energia eletrica se comportar como uma empresa de consumo, por exemplo? É justamente nessas horas que as distorções acontecem e aparecem as oportunidades, entenda como é essa dinâmica com André Ribeiro.

– “O value investing como conhecíamos vai mudar?”, com Fernando Ferreira da XP Investimentos.

PUBLICIDADE

Provavelmente não, aqui no Brasil nós distorcemos um pouco o que é o verdadeiro value investing, mas a procura pela distorção entre preço das empreas e o real valor delas não vai mudar. A grande verdade é que nesses momentos o mais imporatante não é isso, mas sim você não querer ser um herói, porque isso pode piorar a situação. Neste momento o ideal é investir consciente, fazer o dever de casa e entender o porque você investe nestes ativos. Uma aula de alguém que olha muito mais do que só para bolsa, com Fernando Ferreira.

– Micro vs Macro, com João Braga da XP Asset.

Uma aula grátis de como mexer na sua carteira de ações durante uma crise. João Braga literalmente abriu o que ele fez em seus fundos durante essas últimas semanas. Por fim, realmente o macro é muito importante, mesmo para gestores de ações que são mais focados no micro, mas neste momento o mais certo a se fazer é se ater ao micro, focar em empresas de qualidade e contruir uma boa carteira, tomando cuidado para não ficar pouco posicionado em bolsa, já que se você perder os 3 dias de maior alta você pode comprometer o resultado de 10 anos.

 “As 5 lições de Warren Buffett para vencer a crise”, com Pedro Chermont da Leblon Equities e Hulisses Dias (Tio Huli).

Num momento como esse, não tinha como não olhar para o que Warren Buffett está fazendo com sua carteira. O nosso querido “velhinho de Omaha” concentrou sua carteira em setores que ele mais domina, fez uma boa gestão de caixa,  focou no longo prazo, não se importou com a opinião dos outros sobre suas tomadas de decisão. Agora uma lição mais prática ainda foi a que Pedro Chermont trouxe comparando as suas ações com o seu apartamento, se você conseguisse ver o preço do seu apartamento todos os dias, o que você faria? Ligaria para sua esposa (o) para dizer que “stopou” por conta da queda ou faria caixa ára comprar o apartamento do vizinho que ficou muito mais barato? Com ações não é diferente.

Também disponibilizaremos todas as 6 aulas no nosso canal de podcast, clique aqui para conferir.

O aprendizado deve ser contínuo, por isso, além do MBA de Ações & Stock Picking, que tem como seu coordenador acadêmico nosso querido Thiago Salomão, estar com inscrições abertas para nova turma, as inscrições feitas essa semana terão 25% de desconto!

Garanta já sua vaga, clique aqui.