Aprendizados com Stuhlberger e criação de gestora: histórias do mercado com João Braga, da Encore

Podcast Stock Pickers inaugura o especial de verão, para conhecer os bastidores do mercado contados por grandes personalidades

Rafaella Bertolini

Publicidade

Qual a primeira coisa que te vem à mente quando o assunto é mercado financeiro? Números, tabelas, sobe e desce de ações… talvez essas sejam as mais corriqueiras. Mas para além da parte técnica, o mercado financeiro é um espaço feito por gente, pessoas cheias de boas histórias para contar.

Neste sentido, o especial de verão do Stock Pickers, “Tchado é Tchado”, apresenta histórias por trás de grandes personalidades do ramo financeiro.

Mas afinal, o que é Tchado

Continua depois da publicidade

No mercado o termo “fechado” tem um forte poder, afinal, uma vez que a operação foi fechada não tem mais volta.

Mas por que do “tchado”? “Imagina no pregão vivo a voz, tinha que ser tudo muito rápido, não dava para falar: fe-cha-do, tinha que ser ‘tchado’”, conta João Luiz Braga, CEO e fundador da Encore Asset Manegement.

Braga é um dos mais emblemáticos gestores de ações do país, já dividiu bancada com Stuhlberger, participou do processo de profissionalização da XP Asset e hoje está empreendendo na própria gestora, a Encore. Ele é quem abre o especial de verão do Stock Pickers. 

Continua depois da publicidade

Sua relação com o mercado financeiro teve uma intermediadora, que apareceu em sua vida ainda na infância.

Em 1985, quando tinha 5 anos, seu pai quis dar um computador para seu irmão, mas acabou que foi Braga quem se interessou de verdade pelo novo aparelho. Assim, ainda bem novinho, ele aprendeu a ler e programar por conta própria, fazendo nascer sua paixão por tecnologia.

“Eu fui um dos primeiros a acessar a internet comercialmente no Brasil” 

Quando adolescente, fascinado com o universo tecnológico e seus avanços, ele ficou sabendo que a Embratel, ainda uma estatal na época, buscava trazer a internet para o Brasil. Para isso, a companhia fez um plano piloto com edital no jornal em que as pessoas podiam se inscrever e concorrer ao acesso. Braga e seu pai não pensaram duas vezes e tentaram a sorte.

Publicidade

“Eram cerca de 35 mil pessoas inscritas para 500 vagas e a gente conseguiu”, relembra.

Sendo uma das primeiras pessoas no país a navegar comercialmente na internet, o jovem encontrou um ambiente praticamente desértico, em que pôde desbravar e se jogar de cabeça.

Intersecção entre tecnologia e mercado financeiro 

Continua depois da publicidade

Todo o encantamento de Braga por tecnologia o levou a sair de Goiânia e estudar engenharia elétrica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). “Quando a gente chega em São Paulo, um novo universo se abre”, afirmou.

Em uma das feiras de recrutamento oferecidas pela universidade, ele começou a perceber a presença de bancos interessados nele e em seus colegas. Foi aí que, por conta da tecnologia, Braga chegou até o mercado financeiro – e se apaixonou.

Mas as histórias não param por aí. Braga já trabalhou com Luis Stuhlberger, um dos maiores gestores de fundos do país, e também trouxe no episódio o que aprendeu durante esse período. Para ouvir os causos de Braga e sua trajetória, nãos deixe de ouvir ou assistir ao episódio #1 do especial de verão do Stock Pickers.

Publicidade

Sobre o “Tchado é Tchado” 

O “Tchado é Tchado” é aquela boa resenha de boteco – que o Stock Pickers sempre perseguiu. Ao longo das semanas serão trazidas figuras do mercado para um papo sem filtros e contando aquilo que não costuma aparecer nas entrevistas convencionais.

Rafaella Bertolini

Editora de redes sociais do Stock Pickers e Do Zero ao Topo. Escreve reportagens sobre empreendedorismo, gestão, inovação e mercados para o InfoMoney.