A “oportunidade Vale”, tributos e por que não é hora de “tentar ser herói”

Tiago Reis, fundador da Suno, e Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP, são os convidados do episódio especial de cinco anos do Stock Pickers

Lucas Collazo

Publicidade

A Vale, uma das companhias mais relevantes no índice Ibovespa, divide opiniões no mercado. Mas posso dizer que, neste momento, existe um viés mais pessimista com a empresa. Isso porque o minério de ferro perdeu força após as mudanças de direcionamento impostas pelo governo chinês.

Porém, para Tiago Reis, fundador da Suno, a Vale é uma das grandes oportunidades na Bolsa brasileira, inclusive sob a perspectiva de longo prazo. Esse foi um dos temas que debatemos na bancada do Stock Pickers dessa semana, num episódio em que celebramos os cinco anos de vida do maior e mais admirado podcast sobre o mercado financeiro.

Para o outro convidado do episódio, Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP e líder da área da análise da casa, o cenário pede cautela, já que tivemos uma mudança importante no ambiente de juros globais, com surpresas altistas na inflação americana nos três primeiros meses de 2024.

Continua depois da publicidade

A taxa Selic terminal da XP, que estava em 9% ao ano, passou para 10% ao ano. Assim, o valor justo de muitos ativos muda – isso sem falar dos papéis de dívida, que atingiram taxas elevadas de IPCA + 6%, o que obriga o investidor a ser ainda mais seletivo nos ativos que são escolhidos para compor a carteira.

Nesse momento, Ferreira deixou claro que é interessante permanecer distante de empresas alavancadas, com níveis de endividamento elevados. Embora as mensagens controlem a animação, ele ressaltou que existem oportunidades na nossa Bolsa. Inclusive sob a perspectiva do investidor estrangeiro, a visão é otimista para o Brasil.

Também questionamos Tiago sobre as mudanças de tributação dos produtos financeiros, colocando-o diante das críticas que muitos gestores fazem a ativos incentivados. Ele foi categórico em afirmar que nós, como sociedade, selecionamos os setores que queremos incentivar, e que “aqueles que apostam contra o Brasil que precisam ser tributados”, em referência aos gestores multimercado que ganharam dinheiro em apostas contra ativos brasileiros.

Continua depois da publicidade

O debate foi polêmico, com todos os assuntos relevantes para o momento sendo tratados na mesa. Confira o resultado dessa conversa aqui:

Lucas Collazo

Host e conselheiro no fundo do Stock Pickers | Especialista em alocação e fundos de investimento no InfoMoney