URGENTE Toffoli obriga forças-tarefa da Lava-Jato a compartilhar dados com a PGR

Toffoli obriga forças-tarefa da Lava-Jato a compartilhar dados com a PGR

Coffee & Stocks

“A classe de fundos quantitativos no Brasil vai acabar”, diz gestor da Giant Steps

Rodrigo Terni, sócio fundador da Giant Steps Capital, trouxe três pontos que precisavam ser explorados para desmistificar a palavra quant

Não, o título não é uma profecia catastrófica para a promissora indústria de fundos quantitativos – até mesmo porque ela foi dita pelo fundador de uma casa “quant”.

Na última das 5 lives do Coffee & Stocks sobre fundos quantitativos, Thiago Salomão entrevistou o fundador da Giant Steps, Rodrigo Terni. Ele aproveitou tudo que apresentamos ao longo da semana para desmistificar três pontos sobre o mundo dos fundos quantitativos.

“O primeiro ponto que eu gostaria de falar e que eu acho que não foi abordado é que a classe de fundos quantitativos vai acabar. O fundo quant nada mais é do que um fundo que usa a tecnologia para tomar melhores decisões de investimento. É o quanto você agrega no seu processo de investimento para que a sua estratégia fique mais robusta. […] O termo fundo quant em breve não vai mais existir porque todos os fundos da indústria utilizarão a inteligência de dados para tomarem melhores decisões. A palavra quant atrasa o mercado brasileiro.”

PUBLICIDADE

Além desse ponto, Terni também não concorda com a ideia de que o fundo quant é mais agressivo do que a média e que deve ser utilizado apenas como diversificação de portfólio.

“Não adianta nada ter um fundo descorrelacionado que não gera resultado. Não trabalhamos para ter descorrelação, a gente trabalha pra ter resultado. […] Além disso, a técnica que você usa para fazer gestão não deveria ser utilizado para dizer se ele é agressivo.”

A Live teve cerca de 40 minutos e foi uma aula do começo ao fim. Se você nunca parou para entender o que é um fundo quant ou acredita que é uma estratégia fora da realidade, é bom você assisti-la.

O fundo Zarathustra, carro chefe da casa e citado por Terni durante a entrevista, sobe mais de 7% no ano. Este fundo está fechado para aplicação, mas os outros dois fundos da casa (Sigma e Darius) e o fundo de previdência (Giant Prev) estão abertos para novas aplicações nas plataformas da XP e da Rico.

O Coffee & Stocks é transmitido todo dia útil ao vivo às 7:15 da manhã no Instagram do Stock Pickers. Ele é apresentado pelo co-criador do Stock Pickers, Thiago Salomão