“A classe de fundos quantitativos no Brasil vai acabar”, diz gestor da Giant Steps

Rodrigo Terni, sócio fundador da Giant Steps Capital, trouxe três pontos que precisavam ser explorados para desmistificar a palavra quant

Matheus Soares

Publicidade

Não, o título não é uma profecia catastrófica para a promissora indústria de fundos quantitativos – até mesmo porque ela foi dita pelo fundador de uma casa “quant”.

Na última das 5 lives do Coffee & Stocks sobre fundos quantitativos, Thiago Salomão entrevistou o fundador da Giant Steps, Rodrigo Terni. Ele aproveitou tudo que apresentamos ao longo da semana para desmistificar três pontos sobre o mundo dos fundos quantitativos.

“O primeiro ponto que eu gostaria de falar e que eu acho que não foi abordado é que a classe de fundos quantitativos vai acabar. O fundo quant nada mais é do que um fundo que usa a tecnologia para tomar melhores decisões de investimento. É o quanto você agrega no seu processo de investimento para que a sua estratégia fique mais robusta. […] O termo fundo quant em breve não vai mais existir porque todos os fundos da indústria utilizarão a inteligência de dados para tomarem melhores decisões. A palavra quant atrasa o mercado brasileiro.”

Continua depois da publicidade

Além desse ponto, Terni também não concorda com a ideia de que o fundo quant é mais agressivo do que a média e que deve ser utilizado apenas como diversificação de portfólio.

“Não adianta nada ter um fundo descorrelacionado que não gera resultado. Não trabalhamos para ter descorrelação, a gente trabalha pra ter resultado. […] Além disso, a técnica que você usa para fazer gestão não deveria ser utilizado para dizer se ele é agressivo.”

A Live teve cerca de 40 minutos e foi uma aula do começo ao fim. Se você nunca parou para entender o que é um fundo quant ou acredita que é uma estratégia fora da realidade, é bom você assisti-la.

O fundo Zarathustra, carro chefe da casa e citado por Terni durante a entrevista, sobe mais de 7% no ano. Este fundo está fechado para aplicação, mas os outros dois fundos da casa (Sigma e Darius) e o fundo de previdência (Giant Prev) estão abertos para novas aplicações nas plataformas da XP e da Rico.

View this post on Instagram

A post shared by Stock Pickers (@stockpickers_)

O Coffee & Stocks é transmitido todo dia útil ao vivo às 7:15 da manhã no Instagram do Stock Pickers. Ele é apresentado pelo co-criador do Stock Pickers, Thiago Salomão

Matheus Soares

Matheus Soares é analista da Rico Investimentos e um dos responsáveis pela Carteira Rico Dividendos 8+