Ansiedade das segundas: sentimento de estresse pode durar semanas ou meses; entenda

Os pesquisadores afirmam que a exposição prolongada a uma rotina semanal estruturada pode condicionar o corpo a responder mais fortemente à ansiedade no início da semana

Agência O Globo

Publicidade

Idosos que sentem ansiedade às segundas-feiras apresentam níveis significativamente mais elevados de estresse a longo prazo — independentemente de ainda estarem trabalhando. A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista científica Journal of Affective Disorders.

Esse é o primeiro estudo a identificar especificamente a segunda-feira como um fator de estresse biológico que pode persistir por semanas. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 3.500 idosos no Estudo Longitudinal Inglês sobre o Envelhecimento (ELSA).

Os resultados mostraram que aqueles que relataram ansiedade às segundas-feiras apresentaram níveis de cortisol 23% mais altos em amostras de cabelo coletadas dois meses depois, em comparação com seus pares que se sentiram ansiosos em outros dias.

Continua depois da publicidade

Os resultados apontam para uma ligação fisiológica entre o início da semana e o sistema de resposta ao estresse do corpo, especificamente o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). A desregulação crônica do sistema nervoso, marcada por níveis elevados e sustentados de cortisol, já é conhecida por aumentar o risco de doenças cardiovasculares, resistência à insulina e disfunção imunológica.

“As segundas-feiras funcionam como um ‘amplificador de estresse’ cultural”, afirmou em um comunicado a autora do artigo e professora de sociologia médica Tarani Chandola, da Universidade de Hong Kong. “Para alguns idosos, a transição da semana desencadeia uma cascata biológica que perdura por meses. Não se trata de trabalho, mas sim de quão profundamente as segundas-feiras estão arraigadas em nossa fisiologia do estresse, mesmo depois do fim da carreira.”

O estudo também constatou que apenas 25% do efeito da segunda-feira se deveu aos níveis mais altos de ansiedade relatados naquele dia. Os 75% restantes decorreram do impacto fisiológico desproporcional da ansiedade de segunda-feira em comparação com a ansiedade em outros dias.

Os pesquisadores propõem que a exposição prolongada a uma rotina semanal estruturada pode condicionar o corpo a responder mais fortemente à ansiedade no início da semana. Com o tempo, isso pode explicar por que as segundas-feiras estão consistentemente associadas a taxas mais altas de eventos adversos à saúde — incluindo um aumento de 19% nos ataques cardíacos.