Publicidade
Você adiciona uma tampinha de amaciante de roupa à sua lavagem semanal? Especialistas afirmam que o ato, apesar de ser muito comum, pode estar estragando algumas de suas peças — pelo menos seis tipos de roupas.
Pesquisa realizada pelo site Which? revelou que quase metade dos britânicos adiciona o produto às suas lavagens, sendo que um em cada cinco o utiliza em todas as lavagens.
Entretanto, não são todas as peças que devem ser lavadas com o produto, incluindo toalhas, roupas esportivas e peças de lã delicadas.
Continua depois da publicidade
Os amaciantes de roupa são concebidos para deixar as roupas mais macias, ajudar a reduzir a estática e facilitar o processo de passar a ferro.
“Os amaciantes de roupa contêm emulsificantes que revestem o tecido com uma fina camada que repele a água e funciona como lubrificante, deixando o tecido macio ao toque. Eles também contêm surfactantes catiônicos – substâncias com carga positiva que neutralizam a carga estática que a lavagem pode criar, porém, o uso regular pode causar o acúmulo dessas substâncias, o que pode ter um impacto negativo em alguns tecidos”, explica Jus Rai, consultor científico sênior da Which?.
Leia também: Fórmula infantil contaminada provoca 51 casos de botulismo em bebês nos EUA
Esse acúmulo do produto pode aplicar uma camada cerosa que cobre as fibras da roupa, fazendo-as ficar menos macias e mais desconfortáveis, podendo até mesmo ficar rígidas ou ressecadas, à medida que o resíduo enrijece as fibras.
Além disso, para algumas pessoas, os ingredientes presentes nos amaciantes, como fragrâncias, estabilizantes e conservantes, podem causar irritação na pele. O especialista do site afirmou que amaciantes de roupa que contenham perfumes ou fragrâncias serão especialmente problemáticos para pessoas com pele sensível ou eczema.
Além das toalhas, roupas esportivas também não devem ser lavadas com amaciante, especialmente aquelas projetadas para absorver o suor e a umidade do corpo. Mesmo materiais impermeáveis como o Gore-Tex ou roupas de banho feitas de Lycra podem perder a eficácia quando lavados com amaciante de roupas. Fibras naturais como a lã podem ser danificadas pelo acúmulo de resíduos cerosos e nunca devem ser lavadas com amaciante de roupas.
Continua depois da publicidade
Os especialistas recomendam, ao invés de usar amaciante, escolher soluções naturais para manter suas roupas com a melhor aparência e toque. Vinagre branco ou bicarbonato de sódio podem ser usados para pré-tratar roupas especialmente sujas antes de serem lavadas na máquina.
Basta deixar as roupas de molho em uma mistura de vinagre branco e água ou em uma mistura de bicarbonato de sódio e água.
Em seguida, enxágue-as bem com água antes de colocá-las na máquina de lavar como faria normalmente.
Continua depois da publicidade
Isso não só ajudará a reduzir a estática, como também removerá manchas e deixará suas roupas macias e agradáveis ao toque.
Lembre-se apenas de não tentar misturar bicarbonato de sódio e vinagre, pois eles se neutralizarão e tornarão o processo de pré-lavagem menos eficaz.
6 roupas que você nunca deve lavar com amaciante
Continua depois da publicidade
Segundo especialistas da Which? São:
Toalhas
Roupas esportivas
Continua depois da publicidade
Roupa de banho de lycra
Impermeáveis Gore-Tex
Lãs
Roupa de bebê