Zelenskiy diz a Amorim que fórmula ucraniana é único plano capaz de parar guerra

Líder ucraniano afirmou que discutiu com assessor do governo Lula a possibilidade da realização de cúpula com países da América Latina

Reuters

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, responde a perguntas em uma conferência de imprensa em 23 de abril de 2022 na capital Kiev (Foto de John Moore/Getty Images)

Publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, afirmou, nesta quinta-feira (11), ao assessor especial de política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim, que o único plano capaz de parar a guerra no país é a “formula ucraniana”.

“Enfatizei que o único plano capaz de parar a agressão russa na Ucrânia é a fórmula de paz ucraniana”, disse Zelenskiy em publicação no Twitter.

Ele ainda afirmou que discutiu com Amorim a possibilidade da realização de uma cúpula Ucrânia-América Latina e que está ansioso para continuar as discussões com Lula e receber o presidente brasileiro na Ucrânia.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Amorim chegou à Ucrânia na terça-feira para conversar com Zelenskiy, como parte dos esforços do governo brasileiro por negociações de paz a serem mediadas por um grupo de países sem envolvimento direto no conflito.

O ex-chanceler já havia se encontrado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em abril em Moscou, onde afirmou que “as portas estão abertas” para a negociação de um fim para a guerra iniciada em fevereiro do ano passado.

Lula condenou a ocupação territorial promovida pela Rússia, mas também tem insistido em uma saída negociada para o conflito e defende que os países ocidentais deixem de fornecer armas para a Ucrânia, visando evitar o prolongamento dos confrontos.

Continua depois da publicidade

Ainda nesta quinta-feira, o governo brasileiro concedeu ao vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Melnyk, autorização (“agrément”, no termo diplomático) para ocupar o cargo de embaixador ucraniano no Brasil.

Melnyk também se encontrou com Amorim em Kiev na quarta-feira e disse pelo Twitter que o Brasil “pode exercer um papel importante em parar a agressão russa e alcançar uma paz justa e duradoura”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.