“Zé Dirceu deve falar, ele quer falar”, diz advogado sobre depoimento a Sergio Moro

O ex-ministro deve abrir mão do silêncio a que tem direito e dará a sua versão sobre as acusações de que recebeu propina no esquema de corrupção da Petrobras

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – José Dirceu deve abrir mão do silêncio a que tem direito e dará a sua versão sobre as acusações de que recebeu propina no esquema de corrupção da Petrobras, no primeiro depoimento a ser dado por ele ao juiz Sergio Moro, no âmbito da Lava Jato.

“Zé Dirceu deve falar, ele quer falar”, confirmou para a Folha de S. Paulo um de seus advogados, o criminalista Odel Mikael Jean Antun. “A denúncia inteira tem uma série de falhas, uma série de questões que devem ser esclarecidas. E o Zé está pronto [para falar]”.

O ex-ministro foi preso em agosto do ano passado na operação batizada de Pixuleco, acusado pelo Ministério Público Federal de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Segundo os procuradores, o ex-ministro recebeu direta ou indiretamente um total de R$ 11,9 milhões de forma ilícita, em forma de pagamentos de empreiteiras que prestaram serviços à Petrobras por consultorias que Dirceu nunca teria feito.

Continua depois da publicidade

Logo depois de ser preso, Dirceu decidiu permanecer em silêncio tanto na CPI da Petrobras quando em depoimento na Polícia Federal. Ele chegou a ser ouvido por outro juiz federal em Curitiba em dezembro, mas para atender a um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) relativo à sua condenação no mensalão.

De acordo com a defesa de Dirceu, o ex-ministro, que é advogado por formação, tem estudado sobre sua denúncia e lido alguns dos depoimentos colhidos enquanto segue detido no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

Segundo o MPF (Ministério Público Federal), de forma direta ou indireta, o montante recebido por Dirceu chega a R$ 11,9 milhões. A consultoria pertencente a ele, a JD, teria recebido pagamentos de empreiteiras contratadas pela estatal sem ter produzido nenhum tipo de serviço de volta.

Segundo o criminalista Roberto Podval, todos os serviços referentes à contratação de Dirceu foram consultorias, de fato, prestadas. “Um monte de pessoas usou o nome de José Dirceu para receber dinheiro”, afirmou.


Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.