XP/Ipespe: Bolsonaro é ótimo ou bom para 33% e ruim ou péssimo para 38%

Levantamento mostra sociedade fragmentada sobre atual governo. Expectativas com combate à corrupção pioram

Marcos Mortari

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

Publicidade

SÃO PAULO – Pouco menos de um ano após vitória nas urnas, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) protagoniza uma divisão da opinião pública em três grupos de proporções semelhantes. É o que mostra a 18ª edição da pesquisa XP/Ipespe, realizada entre 9 e 11 de outubro.

Segundo o levantamento, 33% dos entrevistados avaliam a atual administração como “ótima” ou “boa”, mesmo patamar registrado em agosto.

O desempenho representa uma oscilação positiva de 3 pontos percentuais, no limite da margem de erro, em relação à fotografia de setembro.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já as avaliações negativas do governo apresentaram uma correção também dentro do limite da margem de erro, passando para 38% após atingirem o maior patamar da atual gestão em setembro (41%).

O grupo dos eleitores que classificam o governo como “regular”, por sua vez, manteve a marca dos dois meses anteriores: 27%.

(Fonte: XP/Ipespe)

O levantamento ouviu 1.000 eleitores de todas as regiões do país, por meio de entrevistas telefônicas realizadas por operadores entre os dias 9 e 11 de outubro. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Continua depois da publicidade

Considerando o recorte por tempo de mandato, o desempenho de Bolsonaro está entre os piores entre os presidentes eleitos no período pós-ditadura.

Analistas, porém, veem na radicalização do pesselista uma estratégia para manter o apoio de 1/3 — patamar baixo para o primeiro ano de gestão, mas superior a parte significativa dos mandatos de quase todos os seus antecessores.

(Fonte: XP/Ipespe)

Apesar da superioridade numérica das avaliações negativas do governo em relação às positivas (ainda que dentro da margem de erro), o eleitorado deposita um voto de confiança sobre o restante do mandato de Bolsonaro.

Para 46%, o presidente fará uma gestão ótima ou boa. Outros 31% têm opinião contrária e 19% não responderam. A fotografia é similar à de junho.

(Fonte: XP/Ipespe)

A pesquisa XP/Ipespe também ouviu a opinião dos entrevistados sobre o desempenho do Congresso Nacional.

Entre os consultados, 42% avaliam a atuação do parlamento como ruim ou péssima, ao passo que 14% veem o desempenho como ótimo ou bom. Já 39% indicam atuação regular.

(Fonte: XP/Ipespe)

E a corrupção?

As perspectivas para o combate à corrupção, na ótica dos eleitores consultados, chegaram ao pior momento no atual governo. A pauta era vista como uma das principais bandeiras da campanha de Bolsonaro nas últimas eleições.

Segundo o levantamento, 33% dos entrevistados acreditam que, nos próximos seis meses, a corrupção terá diminuído — uma oscilação negativa de 2 pontos percentuais em comparação com a fotografia de setembro. O indicador vem em trajetória de queda desde janeiro, quando marcava 54%.

Já o grupo dos que esperam um aumento na corrupção nos seis meses subsequentes retornou às sua maior marca: 31%, registrada em agosto. Em janeiro, 16% mantinham tal leitura.

(Fonte: XP/Ipespe)

Quer saber o que esperar da política nos próximos meses? Insira seu e-mail abaixo e receba, com exclusividade, o Barômetro do Poder – um resumo das projeções dos principais analistas políticos do país:

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.