William Waack: as estratégias dos candidatos à presidência evidenciadas no debate do SBT

Ciro Gomes tenta ser alternativa entre PT X PSL, enquanto Haddad foi o maior alvo dos demais candidatos e Bolsonaro foi relativamente poupado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O debate promovido pelo SBT, Folha e UOL na noite da última quarta-feira trouxe o candidato do PT, Fernando Haddad, como o alvo da “pancadaria” da maior parte dos candidatos, incluindo Ciro Gomes, que recentemente foi ultrapassado pelo petista nas pesquisas eleitorais. 

Contudo, aponta William Waack, as piores pancadas dadas no PT e no candidato petista não foram dadas por Ciro ou por Geraldo Alckmin (PSDB), como muitos esperariam, mas sim por Alvaro Dias (PODE) e Marina Silva (Rede). Alvaro Dias, por sinal, falou em impedir a volta de uma organização criminosa. Enquanto isso, Ciro também resolveu dar pancada para os dois lados, ao afirmar que “o PT criou uma aberração chamada Bolsonaro”. 

Quer investir em ações com taxa zero de corretagem? Abra sua conta na Clear

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Porém, “saindo da espuma” quais foram as principais táticas evidenciadas no debate? 

Waack aponta que essas táticas ficaram razoavelmente claras, por incrível que pareça, na parte das considerações finais do debate. 

No caso de Ciro, o pedetista claramente se coloca como alternativa do que ele coloca como dois lados da polarização – PT X PSL. “Eu ganho do [Jair] Bolsonaro, mas primeiro você precisa me por no segundo turno”, afirma. 

Continua depois da publicidade

Já Haddad não criticou ninguém, falou de emprego e educação. Mas o mais importante, foi o que ele não citou no final: o nome do ex-presidente Lula, afirma o jornalista. 

Enquanto isso, Alckmin está em uma situação mais complicada. “Ele está mal nas pesquisas, sua candidatura está fazendo água, se ele não se recuperar muito forte, o que muito pouca gente acredita, dentro de 3 ou 4 dias, tchau”, aponta Waack. O tucano usou o discurso de que ele não quer a volta do PT e, sem citar o nome do Bolsonaro,  não quer aquilo que chama de um “candidato da discriminação”.

Já Bolsonaro “o grande ausente”, acabou sendo beneficiado no fundo pois não foi alvo. Enquanto isso, o seu principal adversário no momento a julgar pelas pesquisas, Haddad, foi o que mais apanhou no debate. 

Continua depois da publicidade

Com base nisso tudo, Waack ressalta: na televisão, os candidatos ainda falam de uma forma mais cordata. Contudo, nas ruas, as campanhas estão mais fortes, agressivas, o que diz muito sobre essa fase decisiva de uma eleição inédita para o Brasil. 

Gostou da análise? Receba a Newsletter de William Waack todos os dias no seu e-mail

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.