Wellington Dias: Queremos texto da PEC para iniciar tramitação no início da próxima semana

"O que estamos tratando neste instante aqui é somente emergencial, o que precisamos para não levar o País à completa paralisação", disse o senador

Estadão Conteúdo

O ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicidade

O senador eleito Wellington Dias (PT-PI), responsável pelas discussões orçamentárias da equipe de transição, afirmou, na noite desta quarta-feira (16), que espera que o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) negociada para viabilizar promessas de campanha do PT esteja pronto para iniciar tramitação no Senado Federal no início a próxima semana. Segundo ele, a equipe está trabalhando para ter o máximo de entendimento até segunda-feira (21).

A equipe do governo de transição, coordenada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), apresentou hoje uma sugestão de texto ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e a senadores. Os senadores devem discutir a proposta internamente e apresentar um texto, cuja primeira assinatura e autoria deverá ser do relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Cortes

Dias também declarou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem “muita responsabilidade” com as contas públicas” e sinalizou que “com certeza” haverá no novo governo petista um plano de corte de despesas com pessoal e custeio.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Certamente haverá um plano para cortes de despesas, de controle de despesas como de pessoal, de custeio, de várias outras despesas, na perspectiva de se ter medidas que vão trazer o endividamento que está se aproximando de 90% do PIB para um patamar menor”, disse em entrevista coletiva.

A equipe de transição apresentou hoje a proposta de Proposta de Emenda à Constituição que viabiliza o governo eleito a cumprir promessas de campanha e retira os custos do programa Bolsa Família do teto de gastos. “O que estamos tratando neste instante aqui é somente emergencial, o que precisamos para não levar o País à completa paralisação, disse, citando que estão “trabalhando com muita responsabilidade.”

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.