AO VIVO Rodrigo Furtado, da XP Asset, fala sobre uma oportunidade no mercado de ações

Rodrigo Furtado, da XP Asset, fala sobre uma oportunidade no mercado de ações

Pesquisa eleitoral

Vox Populi: Dilma “empata” com Marina no 2º turno e abre 8 pontos no primeiro

Pesquisa, realizada após vir a público a polêmica da delação premiada do ex-diretor da Petrobras, mostra a candidata do PSB com 42% dos votos em eventual 2º turno, contra 41% da atual presidente

SÃO PAULO – A pesquisa Vox Populi da Carta Capital mostrou um cenário mais acirrado para a corrida presidencial, com Dilma Rousseff (PT) estando 8 pontos a frente de Marina Silva no 1º turno, embora no turno a candidata do PSB apareça na frente com 42% a 41% dos votos – um “empate técnico”, levando-se em conta a margem de erro. Apesar da vantagem de Marina, Dilma ainda é vista como a “favorita” pela maioria do eleitorado, revela a pesquisa.

A pesquisa foi realizada com base na opinião dos eleitores entre os dias 8 e 9 de setembro, ou seja, logo após a divulgação da polêmica matéria da revista Veja sobre a delação premiada de Paulo Roberto da Costa, ex-diretor da Petrobras, que citou diversos nomes de políticos ligados ao governo atual. Além disso, como esta pesquisa foi a primeira feita após a morte de Eduardo Campos, não há base de comparação para os resultados, informa a Carta Capital.

Para o primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) aparece na frente com 36% dos votos, contra 28% da Marina Silva (PSB) e 15% do Aécio Neves (PSDB). Os demais candidatos somam apenas 2%, enquanto brancos e nulos totalizam 7%. Não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder completam a pesquisa com 13% dos entrevistados.

PUBLICIDADE

Já na simulação de 2º turno entre Dilma e Marina, a quantidade de eleitores que votam em branco, nulo ou estão indecisos ainda soma 17% – sendo 10% branco/nulo e 7% indecisos. Apesar de Marina ainda estar numericamente à frente no segundo turno, 49% do eleitorado aposta na vitória de Dilma, enquanto 31% acredita que a ambientalista será a nova presidente e apenas 8% aposta em Aécio, mostra o Vox Populi.

Aécio é o mais “rejeitado”
Já em uma disputa entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 44% a 36%, com 12% de brancos e nulos e 8% de indecisos, revela a pesquisa. O Vox Populi não fez uma simulação entre Marina e Aécio.

Além de perder em uma simulação de 2º turno com Dilma e estar com quase a metade dos votos da 2ª colocada nas pesquisas para o 1º turno, o candidato do PSDB ainda aparece com o maior índice de rejeição na pesquisa da Carta Capital: 45%. Dilma tem 42%, enquanto Marina, 40%.

O levantamento, com duas mil entrevistas em 147 cidades, foi realizado entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o número de registro na Justiça Eleitoral é BR- 00588/2014.

No aguardo do Datafolha
Ainda hoje, é aguardada uma nova pesquisa Datafolha, que está prevista para ser divulgada no Jornal Nacional.