Votação dos royalties do pré-sal fica para depois das eleições, diz governo

Decisão foi tomada em reunião do presidente com senadores aliados; Lula quer outros projetos aprovados até o final de junho

Publicidade

SÃO PAULO – A votação sobre a distribuição dos royalties do petróleo do pré-sal só deve acontecer depois das eleições. A decisão foi tomada na última quinta-feira (29), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião com cerca de 35 senadores da base aliada no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede provisória do governo.

A intenção do presidente é votar ainda em maio, no Senado, a criação da Petrosal, a capitalização da Petrobras e a criação do Fundo Social com recursos do pré-sal. O presidente cobrou que até o final de junho os 3 projetos sejam votados na Câmara – deixando assim só a distribuição dos royalties, que tem gerado polêmica, para ser resolvida depois do período eleitoral. 

De acordo com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a urgência constitucional deve ser mantida quando o projeto voltar a ser apreciado.“Foi um tom firme e foi um apelo porque nós acreditamos que o Senado e a Câmara não podem fugir à responsabilidade de dar ao Brasil um novo marco regulatório do pré-sal. Nós queremos explorar essa riqueza a partir de julho, retomar a rodada de leilões e é fundamental que para essa rodada de leilões tenhamos um novo marco regulatório. Queremos retomar os leilões no próximo semestre”, disse Padilha.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB- RR), avisou que mesmo que a oposição tente atrapalhar as votações, há entendimento unânime entre os senadores da base para votar as propostas. Ainda segundo Jucá, embora a oposição tenha o direito legítimo de fazer obstrução, ela “vai perder no voto”.

Gabrielli no Congresso
Para explicar melhor o sistema de partilha, tanto à oposição quanto à base aliada, o governo prometeu levar ao Congresso na próxima quinta-feira (6) o presidente da Petrobras (PETR3, PETR4), José Sérgio Gabrielli. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.