RADAR INFOMONEY Ações da WEG disparam 137% no ano e Bolsa segue de olho em impasse do pacote de estímulo nos EUA

Ações da WEG disparam 137% no ano e Bolsa segue de olho em impasse do pacote de estímulo nos EUA

VIX volta aos níveis de setembro e mostra redução da volatilidade nos mercados

Medida de volatilidade vem em tendência de baixa desde outubro do ano passado, aproximando-se dos 25 pontos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A volatilidade parece estar sendo abrandada nos mercados, demonstrando que os investidores voltaram a mostrar um pouco mais de confiança na recuperação da economia global. Prova disto é o desempenho do VIX (Volatility Index).

Desde o pico nos 89,53 pontos entre outubro do ano passado, o índice de volatilidade do mercado norte-americano iniciou uma tendência de baixa, subsidiado pela eleição do presidente Barack Obama em novembro.

Segundo os conceitos da análise técnica, com o rompimento do forte suporte na casa dos 38 pontos, o “indicador do pânico” começou a cair fortemente. Só na última semana, o VIX recuou 13%, voltando para os níveis verificados em 12 de setembro, um pregão antes da quebra do Lehman Brothers.

Aprenda a investir na bolsa

O mesmo processo de queda verifica-se no VStoxx, que, como o VIX, mede a sensibilidade do mercado, mas concentra-se no mercado europeu. Na terça-feira (19) o índice recuou 3,8%.

“Zona ideal”

Com o cruzamento para baixo da média móvel de 50 dias com a média móvel de 200 dias, há perspectivas, segundo a análise técnica, que o índice volte a negociar na sua “zona ideal”, instalada entre os 20 e 25 pontos.