Vídeo na internet tira as dúvidas de brasileiros no exterior sobre as eleições

Vídeo do STF esclarece aos brasileiros que vivem em outros países como regularizar a situação e como votar em 2010

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Um vídeo da TV Justiça, disponibilizado no canal oficial do STF (Supremo Tribunal Federal) no YouTube, poderá ajudar a esclarecer às dúvidas dos brasileiros que vivem em outros países sobre as eleições de 2010.

Quem responde Pas dúvidas é a chefe da Zona Eleitoral do Exterior, Sayonara Ferreira Bracks. Ela lembra que muitos brasileiros no exterior deixam de votar porque desconhecem os procedimentos necessários.

“A maioria dos eleitores que está há muito tempo no exterior e, por algum motivo não tem informação, tem os títulos cancelados porque deixaram de votar ou de justificar. A única saída é eles se encaminharem aos consulados ou embaixadas”, explica.

Continua depois da publicidade

Regularizando o título

Segundo o STF, brasileiros em situação ilegal no exterior podem regularizar o título de eleitor, pois embaixadas e consulados são uma extensão do país de origem e dados do imigrante são mantidos em sigilo.

Para o brasileiro que está com o título irregular e que decidir voltar em definitivo para o Brasil, a Justiça Eleitoral estabelece um prazo para solucionar as pendências. “Ele tem 30 dias a partir do retorno para poder justificar a sua ausência às urnas eletrônicas”, diz Sayonara.

No vídeo ela esclarece, também, quem pode votar, como regularizar o título, como fica a situação do imigrante ilegal, se é preciso justificar em caso de ausência e o que fazer para regularizar a situação quando a pessoa retorna ao Brasil. O vídeo pode ser acessado pelo link www.youtube.com/stf.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.