Vexame da seleção aumenta tensão e CBF deve fazer campanha pró-Aécio nas eleições

Após o ministro Aldo Rebelo sugerir intervenções no futebol, dirigente criticou a posição do político e abriu espaço para uma "ruptura" entre a CBF e o atual governo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Se a derrota histórica da seleção brasileira para a Alemanha já fazia alguns analistas apostarem em queda da presidente Dilma Rousseff nas pesquisas eleitorais, o ambiente pode ficar ainda pior para o atual governo após a tensão que se instalou com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por causa do vexame.

Segundo informações apuradas pela ESPN, por causa de diversas discussões ocorridas entre dirigentes e políticos, a partir do próximo mês a CBF deve intensificar uma campanha pró-Aécio Neves para as eleições. Tudo começou com a declaração do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que sugeriu que o governo poderia intervir no futebol para iniciar uma reestruturação.

Por causa desta declaração, o chefe da delegação brasileira, Vilson Ribeiro de Andrade, rebateu o político e classificou como oportunista essas possíveis mudanças e intervenções que Rebelo sugeriu. Em entrevista para o ESPN.com.br, Andrade disse que as falas do ministro vieram em um momento inadequado.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“É o tipo de solução que não resolve nada. Gostaria de perguntar apenas o que esse governo do PT fez pelo esporte amador. Quantas medalhas ganhamos na última Olimpíada? Geralmente, onde o Estado põe a mão, 99,9% não dá certo, o retorno é zero”, afirmou para a ESPN.

Vale destacar que este cenário de intervenção do governo é o que os analistas apontam como o descontentamento do mercado com Dilma. Por esta razão, sempre que uma pesquisa eleitoral indica queda nas intenções de voto da atual presidente a Bolsa reage de forma positiva.

Na última semana, o Datafolha mostrou alta de 4 pontos percentuais para Dilma em um momento de “euforia” dos eleitores com a boa organização e o resultado positivo que a Copa do Mundo tinha até aquele momento. Para esta semana, o instituto já registrou uma nova pesquisa e incluiu perguntas como “quem é o candidato mais favorecido pela derrota do Brasil” e “quem é o candidato mais prejudicado pela derrota do Brasil”.

Continua depois da publicidade

Para esta pesquisa os analistas estão se mostrando divididos, com alguns acreditando em queda de Dilma por causa da tristeza e revolta com o vexame da seleção, enquanto outros especialistas acham que este final de Copa não terá efeito nas intenções de voto.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.