Publicidade
A vereadora Thabatta Pimenta (PSOL) foi alvo de ataques transfóbicos durante uma sessão da Câmara Municipal de Natal, na terça-feira (21), enquanto se posicionava contra a concessão do título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O caso, registrado em boletim de ocorrência, está sendo investigado pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Thabatta, que é mulher trans e mãe atípica, discursava contra a homenagem quando apoiadores de Bolsonaro, presentes na galeria, começaram a proferir ofensas transfóbicas.
Entre as falas registradas pela assessoria da vereadora, estão frases como “você não é mulher de verdade” e insinuações de que ela teria “dois sexos”.

Janja ironiza Michelle Bolsonaro e critica exposição: “Não sou de porcelana”
Primeira-dama comenta rotina pessoal, rebate críticas sobre protagonismo e nega carreira política

Líder do PT quer prisão de Eduardo Bolsonaro por atentado à soberania nacional
Lindbergh alega que o objetivo de Eduardo é o de “constranger” a Corte, deslegitimar o ministro
Apesar da gravidade das ofensas — a transfobia é crime inafiançável e imprescritível no Brasil, conforme decisão do STF de agosto de 2023 —, nenhuma medida foi tomada pela Câmara no momento do ocorrido.
A vereadora afirmou que a Guarda Municipal não interveio e que as pessoas envolvidas não foram sequer identificadas.
Continua depois da publicidade
“A delegada que me ouviu perguntou: ‘O que a Câmara fez?’. Eu disse: ‘Nada’. Ela me respondeu que as ofensas configuram crime e que o correto seria ter dado voz de prisão. Mas não houve sequer registro dos nomes das agressoras”, declarou em entrevista ao UOL.
Na quarta-feira (22), Thabatta publicou imagens das pessoas envolvidas e pediu ajuda da população para identificá-las. Em plenário, voltou a denunciar a omissão institucional e recebeu apoio de outros parlamentares.
“Essa segurança falha não é só para mim, uma mulher trans, mas para tantas outras representações. Poderia ter sido por intolerância religiosa, racismo, capacitismo”, afirmou.