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SÃO PAULO – As vendas dos shopping centers brasileiros devem alcançar R$ 119 bilhões este ano, o que representa um crescimento de 19,4%, na comparação com o ano passado. É o que estima um levantamento divulgado pelo Ibope Inteligência, nesta quarta-feira (23).
A expansão das vendas pode ser explicada pelo lançamento de novos empreendimentos em todo o País. A previsão é de lançamento de 1,4 milhão de metros quadrados, totalizando 11,6 milhões.
A maioria dos novos empreendimentos, 54%, será construído no Sudeste. Somente em São Paulo, serão 15 novos centros de compras. Outro destaque é o Norte, que ganhará mais cinco centro de compras.
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“Esse número pode parecer pequeno, mas representa um avanço de 33%, tendo em vista a pequena base instalada na região”, explica o analista de geonegócios do IBOPE Inteligência, Fábio Caldas.
Cidades com mais de 300 mil habitantes
Os dados revelam ainda que, atualmente, a distribuição dos centros comerciais está concentrada em cidades com mais de 300 mil habitantes. Estão localizados em cerca de 70 municípios que, juntos, representam 1,2% das cidades brasileiras e acumulam 76% dos empreendimentos em operação no país.
Ao todo, 28 novos centros comerciais serão inaugurados em regiões que vão passar a ter seu primeiro shopping e 36% estão previstos para cidades com menos de 300 mil habitantes.
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“Devido ao crescimento acelerado, o setor de shopping vem se interiorizando. Antes concentrados somente nas grandes cidades, os novos empreendimentos estão chegando às cidades médias”, finaliza Caldas.
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