Veja as curiosidades do Ibope que estão por trás da liderança de Marina Silva

Pesquisa divulgada ontem mostra Marina Silva e Dilma Rousseff brigando entre cada faixa da população; Aécio só vence entre os eleitores de maior renda familiar

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa Ibope divulgada na noite de terça-feira (26) mostrou uma arrancada da candidata do PSB, Marina Silva, que no primeiro turno conseguiu abrir 10 pontos para Aécio Neves (PSDB), enquanto em um segundo turno a diferença para Dilma Rousseff chega 9 pontos, com uma vitória de Marina por 45% a 36%. Mas para analisar melhor os números, é importante verificar de onde vem cada percentual dos candidatos.

Como destaca o consultor político Vitor Oliveira, um dos pontos que Marina se mostra forte é na faixa de eleitores mais jovens, enquanto Dilma Rousseff ainda tem grande percentual entre os mais velhos. E é exatamente isso que o Ibope mostrou ontem, tanto entre os eleitores entre 16 e 24 anos quanto na faixa entre 25 e 34 anos, a candidata do PSB se mantém na frente com 31% e 34%, respectivamente. Nessas categorias, Dilma tem 29% e 32%.

Enquanto isso, entre 35 e 44 anos, 45 a 54 anos e mais de 55 anos, Dilma está bem à frente, principalmente nessa última faixa, onde a candidata tem 41% das intenções, contra 20% de Marina Silva e 19% de Aécio Neves. Vale destacar que em todas as faixas etárias o candidato tucano tem 19%, com exceção dos eleitores entre 45 e 54 anos, onde ele tem 18% dos votos.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Religião
Outro importante dado que especialistas ficam de olho é no quesito religião, principalmente sobre a bancada evangélica, onde muitos acreditam que pode estar a decisão da eleição. E, como já se esperava, Marina Silva fica bem à frente de Dilma. Entre os eleitores evangélicos, a candidata do PSB tem 37% dos votos, enquanto a petista tem 27% das intenções, com Aécio em terceiro, com 17%. Com maior força, o Pasto Everaldo registra 4% dos votos entre estes eleitores.

Já entre os católicos, Dilma tem 39% das intenções, 14 pontos a mais que Marina, que aparece com 25%, seguida de perto por Aécio Neves, com 20% das intenções. Entre outras religiões, a candidata do PSB volta a ficar na frente, com 30% dos votos, enquanto Dilma tem 24% e Aécio 18%. Vale destacar o alto percentual de eleitores que votariam branco ou nulo na categoria outras religiões, que atinge 14%.

Escolaridade
Se considerarmos o nível de escolaridade dos eleitores, o percentual de votos de Dilma cai enquanto aumenta a escolaridade, enquanto Marina e Aécio tem mais eleitores. Na faixa de eleitores que estudou até a 4ª série, Dilma tem 47% dos votos, enquanto Marina e Aécio têm 19% e 12%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Entre os eleitores que fizeram da 5ª a 8ª série, a candidata petista ainda fica bem à frente, com 40% das intenções, enquanto Marina Silva tem 24% e Aécio tem 16%. Quando consideramos a faixa de eleitores que fizeram o ensino médio, a candidata do PSB já passa para a liderança, com 33% dos votos, enquanto Dilma tem 29% e Aécio com 20%. Com nível superior, Marina se mantém com 33% das intenções, seguida por Aécio Neves, que tem 27% e Dilma com 24%.

Renda Familiar
Assim como escolaridade, quando o assunto é renda familiar, a petista vê as intenções de voto recuarem conforme a renda aumenta, enquanto Marina e Aécio conseguem mais votos. Com famílias de renda até um salário mínimo, Dilma tem 46% dos votos, enquanto a candidata do PSB tem 23% e Aécio tem 11%.

Com renda entre 1 e 2 salários, Dilma cai 10 pontos, para 36%, enquanto Marina e Aécio têm 28% e 15%, respectivamente. Já com as famílias de mais de 5 salários, Aécio lidera as intenções com 32% dos votos, seguido por Marina, com 28%, e Dilma, que tem 26%.

Por região e estado
Em cada região do País, a candidata petista só não lidera no sudeste, onde Marina Silva tem 30% dos votos, com Dilma em segundo lugar com 27%, seguida de perto por Aécio, com 25%. No sul a disputa também é mais equilibrada, sendo que Dilma tem 31%, enquanto Marina e Aécio tem 27% e 18%, respectivamente.

No nordeste, a liderança de Dilma é avassaladora, com 46% das intenções, enquanto Marina tem 27%. Aécio completa com 11%. No norte e centro-oeste a candidata petista tem 38% dos votos, enquanto Marina aparece com 29%, com Aécio registrando 16% dos votos. Veja abaixo os votos para cada um considerando as pesquisas feitas por estado pelo Ibope:

Estado Dilma Rousseff Marina Silva Aécio Neves
São Paulo 23% 35% 19%
Rio de Janeiro 38% 30% 11%
Minas Gerais 31% 20% 34%
Pernambuco 37% 41% 3%
Distrito Federal 20% 35% 18%
Média Nacional 34% 29% 19%
Fonte: Ibope

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.