Varejo de shopping tem desempenho melhor em outubro

Resultado é positivo, mas, em relação a 2008, houve queda de 2%. O indicador revela o desempenho do setor

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O varejo de shopping registrou aumento de 7,5% em outubro, na comparação com setembro. O indicador da atividade comercial de shopping, denominado MercadoFlux, é medido pelo Ibope Inteligência e revela o desempenho, o aquecimento e a movimentação do setor.

O resultado é positivo, mas, ao alterar a base de comparação, relacionando o décimo mês deste ano ao mesmo período do ano passado, houve queda de 2%.

O índice é calculado com base na análise cruzada de múltiplas variáveis, como fluxo de consumidores, potencial de consumo qualificado para produtos comercializados em shopping, demografia da região e características estruturais de cada shopping, e pode ser utilizado por lojistas para que analisem o desempenho do setor, no que se refere a vendas, faturamento e fluxo de clientes, naquele período.

Continua depois da publicidade

Mês a mês
Analisando o comportamento do mercado de shopping center nestes últimos dez meses, observa-se que a performance é semelhante mês a mês, exceto no mês de agosto que registrou maior queda na atividade comercial.

No acumulado do ano, o MercadoFlux indica que o desempenho geral do mercado de shopping está 2% abaixo da atividade comercial do mesmo período em 2008.

Regiões
Na análise por regiões, em todos os shopping centers analisados, houve alta na atividade comercial em comparação com o mês anterior. Belo Horizonte apresentou melhor resultado, com de 8% de crescimento, enquanto São Paulo apresentou 7,5% e o Rio de Janeiro, 7%.

Por fim, na análise por porte de shoppings, todos apresentaram alta. Os de grande e médio portes tiveram alta de 7,5%, enquanto os pequenos registraram alta de 6%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.