Varejo de shopping registra em dezembro única alta de 2009

Setor obteve alta de 2,6%, em comparação com o mesmo período de 2008, aponta indicador do Ibope

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O varejo de shopping apresentou em dezembro a única alta do ano passado, de 2,6%, em comparação com o mesmo período de 2008. Ao longo de 2009, os indicadores divulgados mensalmente foram inferiores aos observados no ano passado, com exceção dos últimos dois meses do ano, cujos índices atingiram 112 e 143 pontos.

“Esse resultado indica que a fase de recessão, que caracterizou 2009, poderá ser superada no início de 2010”, afirmou diretor de geonegócios do Ibope Inteligência, Antônio Carlos Ruótolo.

O resultado também é positivo na comparação mensal, já que o varejo registrou aumento de 27,68% no confronto com novembro. O indicador da atividade comercial de shopping, denominado MercadoFlux, é medido pelo Ibope Inteligência e revela o desempenho, o aquecimento e a movimentação do setor.

Aprenda a investir na bolsa

O índice é calculado com base na análise cruzada de múltiplas variáveis, como fluxo de consumidores, potencial de consumo qualificado para produtos comercializados em shopping, demografia da região e características estruturais de cada shopping, e pode ser utilizado por lojistas para que analisem o desempenho do setor, no que se refere a vendas, faturamento e fluxo de clientes, naquele período.

Regiões
Na análise por regiões, os shopping centers do Rio de Janeiro e Belo Horizonte registraram alta de 4% e 1,5%, respectivamente. Já em São Paulo, a atividade comercial permaneceu estável, na comparação com o ano anterior.

Por fim, na análise por porte de shoppings, os pequenos tiveram crescimento de 6,2%, enquanto os grandes registram alta de 3% e os médios, expansão de 1,5%.