Varejo de shopping apresenta estabilidade pela primeira vez do ano

Em novembro, resultado foi semelhante ao do mesmo mês de 2008 e 1,7% superior ao do mês anterior

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Pela primeira vez no ano, em novembro, o varejo de shopping apresentou estabilidade, obtendo resultado semelhante ao do mesmo período do ano passado. Ao longo de 2009, os indicadores divulgados mensalmente foram inferiores aos observados no ano passado, com exceção do mês passado, cujo índice atingiu 112 pontos.

O resultado também é positivo na comparação mensal, já que o varejo registrou aumento de 1,7% em novembro, ante outubro. O indicador da atividade comercial de shopping, denominado MercadoFlux, é medido pelo Ibope Inteligência e revela o desempenho, o aquecimento e a movimentação do setor.

O índice é calculado com base na análise cruzada de múltiplas variáveis, como fluxo de consumidores, potencial de consumo qualificado para produtos comercializados em shopping, demografia da região e características estruturais de cada shopping, e pode ser utilizado por lojistas para que analisem o desempenho do setor, no que se refere a vendas, faturamento e fluxo de clientes, naquele período.

Aprenda a investir na bolsa

Mês a mês
Analisando o comportamento do mercado de shopping center nos últimos 11 meses, observa-se que a performance é semelhante mês a mês, exceto no mês de agosto, que registrou a maior queda na atividade comercial.

Regiões
Na análise por regiões, os shopping centers de Belo Horizonte registraram alta de 2% na atividade comercial em comparação com o mês anterior, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram estabilidade.

Por fim, na análise por porte de shoppings, os médio e pequenos tiveram alta de 3% e 1,5% respectivamente, enquanto nos grandes houve queda de 0,5%.