Vale x Argentina: suspensão de projeto será uma bênção para mineradora

Já para os nossos vizinhos, blog da publicação britânica demonstra preocupação devido à fuga dos investimentos estrangeiros

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após a Vale (VALE3;VALE5) suspender um projeto no valor de US$ 5,9 bilhões no Rio Colorado, as relações entre o Brasil e a Argentina começaram a azedar. O ministro do Planejamento da Argentina, Julio de Vida, destacou que os acionistas da companhia “devem começar a se preocupar”, uma vez que ela teria violado a segurança jurídica e as leis de Mendoza, gerando assim um impasse diplomático entre os dois países.

Entretanto, de acordo com o blog “Beyond BRICS”, da publicação britânica Financial Times, a mineradora não tem que se preocupar e sim, o governo da Argentina. Em um artigo chamado “Argentina to Vale: my way or highway” (Da Argentina para a Vale: do meu jeito ou vou embora, em tradução livre), eles destacam o cenário ruim para os investimentos do país, em meio à situação difícil da economia argentina. 

De acordo com a coluna do blog, uma possivel decisão de suspender o contrato de concessão pelo governo argentino pode se revelar uma “bênção” para a Vale. “Os argentinos, por sua vez, podem começar a orar por melhores relações com o seu maior parceiro comercial [o Brasil]”, avaliou. A publicação diz ainda que seria interessante pensar na ideia de tirar a concessão da Vale e tocar o projeto, provavelmente trazendo novos investidores – um investidor dos Emirados Árabes estaria cotado para participar do projeto.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Investimentos na Argentina estão cessando
Mesmo com as sugestões do mercado de que o projeto não é comercial e em meio a inflação e ao regime cambial da Argentina, o FT sugere que o país tem mais motivos para se preocupar.

De acordo com a publicação, a presidente argentina, Cristina Kirchner, gosta de atuar do modo “My Way” (“Meu jeito”, em alusão ao clássico de Frank Sinatra) e que este modo personalista de atuar está se tornando um problema para os investimentos no país, com destaque para os feitos pelas empresas brasileiras.

O blog ressalta que Vale não é a única grande empresa do Brasil a se desfazer dos investimentos no país, uma vez que a Petrobras (PETR3;PETR4) está vendendo a maior parte dos seus ativos. Enquanto isso, boa parte das empresas nacionais com operações em seu vizinho portenho estão cortando investimentos.

Continua depois da publicidade

Fuga de estrangeiros
Dados da Câmara de Comércio Brasil-Argentina revelam que os investimentos de empresas brasileiras na Argentina caíram 61,2% nos primeiros nove meses de 2012 na comparação com o mesmo período do ano anterior, representando apenas 3,75% do total investido pelo Brasil no exterior. 

“A morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, interrompeu os planos de uma reunião entre as presidentes Cristina e Dilma Rousseff. Mas, quando elas se encontrarem, elas terão uma conversa difícil”, avalia, principalmente em relação ao financiamento dos investimentos brasileiros na Argentina. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.